Balneário Arroio do Silva comemora 26 anos com homenagem ao Cidadão Amigo do Arroio

O município de Balneário Arroio do Silva completou 26 anos de emancipação política nesta quarta-feira, dia 29 de dezembro. Em celebração foi realizada uma solenidade de aniversário, com direito a parabéns e show pirotécnico. A grande noite contou especialmente com a homenagem ao Cidadão Amigo do Arroio. Neste ano quem recebeu o título foi o morador Walmor da Silva, aos 81 anos, que em um momento de emoção junto à família, agradeceu o reconhecimento.

“Trabalhei dia e noite na pesca e também trabalhei 30 anos com salão de festa. Por isso eu conheço bem as pessoas daqui e tenho muitos amigos. Agradeço muito essa homenagem e a lembrança do prefeito”, registrou o homenageado.

Pescador por muitos anos, seu Walmor casou, formou uma linda família e tem orgulho de fazer parte da história da cidade. A neta Gabriela Silva, em nome de toda família, também homenageou o avô destacando a importância da união e dos bons momentos vividos.

A noite foi cheia de emoção e alegria. “Sou nativo do Arroio e desde pequeno eu conheço o seu Walmor, a homenagem é justa e merecida. Muito feliz em participar deste momento e comemorar os 26 anos da cidade”, frisou o prefeito Evandro Scaini durante o ato de homenagem.

A noite especial contou com “parabéns” e show pirotécnico, além de encerrar com a abertura do Projeto Música na Praça – projeto que dá espaço aos artistas locais e promove um som ambiente para o público que circula ao ar livre.

Todos os cuidados sanitários são seguidos pelo Município. Utilização de máscara, respeitar o distanciamento social e higienizar as mãos com frequência é imprescindível.

O homenageado

Walmor da Silva nasceu dia 29 de outubro de 1940, em Laguna, vindo de uma família humilde de pescadores. Aos 6 anos de vida sua mãe faleceu e, assim, sua tia, Guilhermina Filomena de Jesus e o marido o Manoel Quintiliano da Silva o acolheram como filho em Balneário Arroio. Moravam em uma casinha simples na beira da praia onde o sustento vinha da pesca. Eles pescavam e iam vender os peixes em Araranguá. Na época não existia estrada que ligava Araranguá e Arroio do Silva e esse caminho era feito entre combros e juncos. Casou-se com Maria de Lourdes Gonçalves da Silva, tiveram 6 filhos.

Com o crescimento do Arroio e a emancipação, seu Walmor começou a trabalhar como jardineiro do município. As árvores da Praça Central foi ele que plantou as sementes e se sente orgulhoso de poder contar isso para os netos e bisnetos. Também criou uma casa de festa com o nome “Danceteria Silva” onde aconteciam bailes e domingueiras. Na cidade criou muitas amizades e, apaixonado por futebol, comandava seu próprio time o famoso Aragana.

Seu Walmor tem 6 filhos, 14 netos e 8 bisnetos. Sua família permanece morando no Arroio e todos eles estão sempre presentes. Os familiares são orgulhosos da trajetória dele.