Saúde e Educação: Alunos aprendem sobre a raiva de maneira lúdica
Uma parceria realizada entre a Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação de Balneário Arroio do Silva gerou aprendizagem, informação e muitos trabalhos lindos. O departamento de vigilância epidemiológica do município recebeu materiais encaminhados pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) que tratam sobre a prevenção da raiva de forma lúdica.
A secretaria de educação utilizou o material em sala de aula no ensino infantil, trabalhando o tema com as crianças. “Eles realizaram o trabalho com os alunos, o que resultou em muita aprendizagem e trabalhos lindos”, destacou a coordenadora da vigilância epidemiológica, Franciele Ramos, que recebeu o feedback dos professores com os registros dos trabalhos realizados em sala de aula.
Os materiais que foram base para a aprendizagem eram em forma de gibi, o que envolveu os alunos. Além da história cheia de informação, os alunos realizaram atividades com pintura e desenho para evidenciar a aprendizagem.
Sobre a raiva
É uma doença transmissível que atinge mamíferos como cães, gatos, bois, cavalos, macacos, morcegos e também o homem. É causada por um vírus que ataca o sistema nervoso central, levando à morte após pouco tempo de evolução. A transmissão da raiva ocorre quando a saliva do animal infectado entra em contato com pele ou mucosa por meio de mordida, arranhão ou lambedura do animal. Os sintomas da raiva variam conforme a espécie, quando acomete animais carnívoros, eles se tornam agressivos e, quando ocorre em animais herbívoros as manifestações são de paralisia. Em caso de agressão por animal, deve-se procurar o serviço de saúde mais próximo.