Posto de Saúde Edeval Caetano é inaugurado

Os moradores do norte do município de Balneário Arroio do Silva a partir de agora serão atendidos pela saúde mais próximo de casa. A Administração Municipal inaugurou oficialmente o Posto de Saúde Edeval Caetano, localizado na Praia da Meta – ao lado do Centro de Educação Infantil Tereza Pereira Coelho.

O ato de inauguração contou com a presença de autoridades, familiares do homenageado, equipe da saúde e comunidade. A Unidade Básica deve atender aproximadamente 800 famílias.

“Estamos descentralizando o serviço de saúde pública e muito felizes em entregar para a comunidade este novo espaço com uma equipe preparada para cuidar da vida e da saúde das pessoas. Essa unidade vai ser desmembrada do Posto do Erechim e vai atender famílias das proximidades do Dédi Material de Construção até o extremo norte do município – limite com Araranguá”, registrou o secretário de saúde, Rogério Ferreira da Costa Junior.

“Compromisso assumido e realizado: mais uma obra entregue para a comunidade.  E teremos mais conquistas em breve: vamos iniciar a construção da Unidade de Saúde na Praia do Golfinho e nos próximos dois meses inaugurar a sede própria da Clínica Universitária”, informou o prefeito Evandro Scaini.

Histórico de Edeval Caetano

No dia 21 de abril de 1951, nasceu Edeval Caetano, filho mais velho de Pedro Silvério Caetano e de Conceição de Souza Caetano, ambos in memorian. Seu pai foi trabalhador rural até 1955, vindo posteriormente a residir na antiga localidade de Passo Fundo, atual Praia da Meta, onde começou a viver da pesca artesanal, junto com a sua família.

Aos 17 anos, Edeval Caetano conheceu aquela que seria a sua eterna companheira, a Sr.ª Ivone Teresinha Coelho Caetano, com quem formou sua família, nascendo desta união seus 05 filhos, Everaldo, Heraldo, Evaldo, Rosana e Ana Paula, que com o decorrer do tempo o presentearam com 09 netos e 03 bisnetas.

Em 1972 Edeval Caetano e sua família foram tentar a vida na cidade de Porto Alegre/RS, indo trabalhar na Rodaço. Em 1975 recebeu um convite da Empresa Edel Engenharia para implantar o Loteamento Zona Nova e Zona Nobre, no seu bairro de origem, no Município de Balneário Arroio do Silva/SC.

Após 04 anos, construiu o Restaurante Chapelão, onde atendia os turistas e veranistas e passou a ser conhecido como “Deva do Chapelão”, homem de coração bondoso, que não negava nada a ninguém, encontrando-se sempre disposto a ajudar quem lhe procurava.

O Sr. Edeval Caetano era um homem calmo, sensato e inteligente, ou seja, um ser humano admirável. Sempre preocupado e voltado em buscar soluções para os problemas da comunidade, o Sr. Edeval Caetano tornou-se um grande líder da política do nosso município, e assim dedicou-se à luta dos menos favorecidos.

Tornou-se uma referência na Praia da Meta, como desbravador do bairro, empresário, político, comerciante, um exemplo de liderança que nos deixou um grande legado, agindo sempre com simplicidade e humildade.

O Sr. Edeval Caetano também foi um excelente esposo, pai dedicado, amigo de todas as horas, pessoa do bem que deixou muita saudade, tendo falecido de forma prematura aos 57 anos, em 27 de junho de 2007, devido a complicações cardíacas e pulmonares, sendo lembrado com muito carinho por todos os seus familiares, amigos e comunidade.