Influenza Aviária é pauta de reunião entre Cidasc e equipe municipal

Profissionais da Cidasc e do Icasa estiveram em Balneário Arroio do Silva em reunião com a equipe da prefeitura para falar sobre o Programa de Sanidade Avícola, que envolve informações e orientações a respeito da doença de Newscastle e Influenza Aviária.

 

A importância da prevenção, formas de transmissão e impacto econômico e social da Influenza Aviária foram destacadas. Também foi abordada a importância da avicultura no Estado e o impacto que causaria essa doença.

 

Comissão Municipal de Sanidade Agropecuária

 

A comissão, formada por profissionais da prefeitura, foi formado e deve realizar orientações, análise e monitoramento em parceria com a Cidasc regional. A reunião e formação da comissão se deu envolvendo: a secretária de turismo, indústria, comércio, agricultura e pesca, Itaionara Recco, o diretor de indústria, comércio, agricultura e pesca, Everson Inocêncio (Xande) e a diretora de meio ambiente, Agda Felisberto, e o veterinário Márcio Brunelli.

 

 

Influenza Aviária

 

A Influenza Aviária (IA), também conhecida como Gripe Aviária, e a doença de Newcastle são doenças das aves causadas por vírus. A transmissão se dá pelo ar, pela água, por alimentos e materiais contaminados e pelo contato com aves doentes. As aves podem apresentar sinais de complicações respiratórias, digestivas e nervosas. A Influenza Aviária e a Doença de Newcastle são zoonoses, ou seja, podem passar para o homem. Porém, não são transmitidas pelo consumo da carne de frango.

Nas aves, essa doença afeta grande quantidade de animais e provoca mortalidade elevada. Os principais sinais clínicos observados são: falta de coordenação motora; torcicolo; dificuldade em respirar; intensa diarreia.