Práticas atrativas e cheias de aprendizagem: aulas diferenciadas envolvem os alunos na educação infantil do Arroio

Na educação infantil toda brincadeira promovida tem uma didática e uma forma de ensino e aprendizagem envolvida. Se engana quem pensa que os pequenos brincam sem motivos; cada atividade tem um objetivo e, entre eles: a conquista de conhecimento e o desenvolvimento de habilidades. Em Balneário Arroio do Silva, os Centros de Educação Infantil da rede municipal se destacam pela dedicação dos educadores em inovar e buscar o melhor método de ensino para atrair os alunos.

No CEI Carmem Matos Borges as metodologias ativas de aprendizagem, que tornam os alunos como protagonistas no processo de construção do próprio conhecimento, são utilizadas. Alinhada à Base Nacional em suas competências e habilidades, a professora Valdirene Vargas Lopes Conti promoveu uma aula com o Pré-Escolar II utilizando o método ativo “Rotação por Estações”.

Cada atividade proposta nesse circuito foi considerada uma estação e cada estação abordou um conteúdo ou parte dele de uma forma diferente. A aula contou com momentos distintos envolvendo teoria e prática: Foram realizadas atividades fora da sala de aula e utilizada a tecnologia por meio de atividade com jogos interativos, além de promover o desenvolvimento da criatividade e habilidades manuais na confecção do próprio jogo, concluindo o projeto com muita diversão.

A secretária de educação Dayane Leonardeli e a diretora Naramirtz acompanharam de perto o desenvolvimento do método ativo utilizado pela professora Valdirene e destacaram a importância do ensino e aprendizagem através de novas metodologias.

“Foi um método inovador e muito atrativo para as crianças. Estou sempre motivando as profissionais da unidade a utilizarem as metodologias ativas. A unidade já vem trabalhando em consonância com a Base Nacional e é muito gratificando ver o empenho de nossas profissionais”, registrou a diretora do CEI Carmem Matos Borges, Naramirtz de Souza de Oliveira.

A rede municipal de ensino hoje conta com três centros de educação infantil e com três escolas de ensino fundamental, contando com professores, auxiliares de ensino e equipe capacitada para promover aulas de qualidade e envolventes aos estudantes.

“Nossa rede municipal de ensino é destaque e os professores tem sido referência. Com uma estrutura adequada oferecida, por meio de capacitações constantes e também através da dedicação de cada um, as aulas estão sendo promovidas com qualidade e envolvimento dos alunos, o que torna o ensino e a aprendizagem destaque”, registrou a secretária de educação.

Processos realizados na aula com o Pré-Escolar utilizando o método ativo: “Rotação por Estações:

– Rotação número 01: A professora Valdirene explicou o conteúdo para a turminha do pré-escolar e aplicou uma atividade em sala de aula.

Rotação número 02: Os alunos saíram da estação 01 “sala de aula” e foram ao pátio da unidade para a atividade da próxima estação. A professora Valdirene aplicou os conteúdos da primeira estação em um circuito, utilizando também a ludicidade e reiterando o prazer da aprendizagem.

Rotação número 03: Para essa estação foram utilizados notebooks e, as crianças foram divididas em duplas e colocaram em prática a sua cultura digital com jogos interativos.

Rotação número 04: Retorno à sala de aula com o desenvolvimento de um jogo onde os alunos colocaram a mão na massa a fim de consolidar a aprendizagem.