Arroio do Silva homenageia Nossa Senhora dos Navegantes

Neste final de semana encerra-se mais uma tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Balneário Arroio do Silva. A administração municipal do prefeito Evandro Scaini foi parceira deste evento, que teve início ainda em 2008. Em setembro foi realizada uma feijoada para arrecadar fundos, e nos meses seguintes ocorreram ainda um baile e um bingo.

Uma celebração eucarística, com consagração das crianças à santa abriu a programação oficial dos festejos, na sexta-feira. No sábado houve transladação da imagem, com saída da Igreja, às 17 horas, cujo trajeto foi: bairro Areias Brancas, Praia Paiquerê (Morro dos Conventos), plataforma de pesca e seguindo pela beira-mar até as comunidades de Golfinhos e Santa Catarina.

O prefeito Evandro Scaini foi um dos noveneiros das comemorações em homenagem à padroeira municipal. "A organização conta com seis casais de festeiros, que possuem seus noveneiros, e a nossa função é ajudar nos trabalhos da equipe, como servir mesas. E durante a procissão tivemos duas vezes a bênção da chuva", anuncia. O retorno da transladação à matriz ocorreu após três horas, e em seguida, ocorreu a Coroação de Nossa Senhora dos Navegantes. Houve ainda um jantar dançante, com o Grupo Limite da Tradição.

No domingo (01) as festividades continuam com duas celebrações eucarísticas. "A festa está linda, compareceram muitas pessoas e todos estavam muito felizes e satisfeitos. O momento mais esperado será hoje às 21 horas, com show do Frei Rinaldo Stecanella e Mensageiros de Cristo, promovido pela pastoral da Igreja", destaca a festeira Osvaldina de Souza. Na segunda-feira (02), feriado municipal em honra à santa, haverá mais duas missas e à noite encerra-se a festa com a apresentação dos festeiros de 2010.

 

6ª Festa de Iemanjá

A prefeitura de Balneário Arroio do Silva também foi parceira da 6ª Festa de Iemanjá, de 25 de janeiro a 03 de fevereiro. Todos os dias há atendimento de cartas e búzios a partir das 14 horas até por volta das 02 horas da manhã, com a imagem de Iemanjá na praça central. Sempre com músicas da religião afro-umbandista e rezas de orixá, para reverenciar Iemanjá.

A tão esperada procissão será hoje (01) às 23h30min com saída da praça central do município, em direção ao mar, próximo ao Getulhão, onde haverá cerimônia religiosa. "Às 24 horas haverá a entrega do barco com as oferendas ao mar. As pessoas colocam ali pedidos e oferendas, como espelhos, perfumes e pentes – que são objetos para Iemanjá se enfeitar", explica um dos organizadores do evento, Clóvis D'Bará. Ele revela que a festa já entrou para o calendário oficial de verão do balneário.