Alunos do Arroio são multiplicadores na prevenção da AIDS
Na luta contra a AIDS para levar a informação correta sobre ‘como se pega’ e como ‘não se pega’ aos alunos de 5ª série até o ensino médio; as secretarias de Saúde, Vigilância Epidemiológica e de Educação do Balneário Arroio do Silva, se uniram numa campanha que prevê a distribuição do folder Papo Irado e de inscrição no concurso de frases com prêmios aos participantes.
Após receberem treinamento pela enfermeira responsável pelo Programa DST-AIDS, Franciele Ramos Silva, dois grupos de alunos, chamados de Multiplicadores, estão atuando nas duas principais escolas do balneário, Jardim Atlântico e Apolônio Ireno Cardoso. “Nada melhor que os próprios jovens levarem a informação sobre como prevenir a AIDS. Eles se entendem e envolvem os pais que os ajudam a criar as frases e discutir o assunto em família”, frisa a enfermeira.
Papo Irado
Munidos de farto material, desde lâminas que ilustram as palestras, os Multiplicadores também ensinam como se prevenir na fase adulta com métodos contraceptivos, como camisinha masculina e feminina. “Meus pais já conversam comigo sobre prevenção a AIDS e o debate em sala de aula aprimora nosso conhecimento”, disse a aluna Camila, 12 anos, que estuda na 7ª série da escola Apolônio Ireno Cardoso.
Para a aluna e multiplicadora Andressa Nunes, é gratificante a missão de informar aos colegas. “Os jovens tem vontade de falar sobre o assunto com seus pais, mas muitas vezes não são compreendidos”, diz a aluna, que também participa da Brigada Anti-Drogas da escola.
O Concurso Prevenção é a Solução vai até o dia 1º de dezembro – Dia Mundial da Luta Contra a AIDS, quando serão selecionadas as melhores frases do concurso. As frases serão pré-selecionadas nas escolas e encaminhadas à comissão organizadora.