Caminhada Rosa encerra com laço humano na beira da praia

Com o tema: “Informação o primeiro passo para a Prevenção”, mais de 600 pessoas vestindo camiseta, bandeiras e balões cor de rosa, participaram na manhã desta sábado, 30, da 2ª Caminhada Rosa em Balneário Arroio do Silva, em prevenção ao câncer de mama.

O evento organizado pela Secretaria Municipal de Saúde e Rede Feminina de Combate ao Câncer, contou com a presença do prefeito Evandro Scaini e esposa, vice-prefeito Mário Mota e esposa, secretários municipais, José Luiz Oliveira, o Juquinha, da Saúde, Dário Donato Luciano, o Darinho, da Educação, vereadores Everton Pinto dos Santos, José Lourenço de Souza e Paulo Marinho, presidente da RFCC, Patricia Felisberto de Souza, entre outras lideranças e entidades, como: Conseg e Igreja do Evangelho Quadrangular.

A caminhada iniciou no trevo principal, seguiu pela Avenida Regimento Barriga Verde e encerrou na beira da praia, onde os participantes fizeram na areia o laço símbolo da campanha contra o câncer.

Depoimento de uma vitoriosa

Entre as dezenas de mulheres que lutam contra o câncer estava no evento Elizandra Sabino Matos, 33 anos, que se considera uma vitoriosa na luta contra o câncer de mama. “A minha luta iniciou há dois anos, quando a doença se manifestou. Mas graças a Deus encontrei uma pessoa que me ajudou a vencer. Peço a todas as mulheres que se toquem e usem da prevenção que é o melhor caminho para a cura”, disse emocionada.  O secretário de Saúde, José Luiz Oliveira, o Juquinha, agradeceu a todos que se envolveram na 2ª Caminhada Rosa, que foi coroada de êxito, graças a participação da comunidade.

Organização elogiada pelas autoridades

Para a primeira dama Diane Scaini, a caminhada rosa marcou pela participação dos clubes de mães, terceira idade e a organização da Secretaria de Saúde, Rede Feminina de Combate ao Câncer e voluntariado. “Quem luta consegue vencer e a prevenção é a chave para a cura do câncer de mama”, ressaltou.

O prefeito Evandro Scaini elogiou a organização do evento que atingiu plenamente os objetivos. “O importante desta caminhada é passar a mensagem da prevenção e que foi estabelecida uma meta para este projeto até 2011. Com certeza elas estão no caminho certo”, concluiu o prefeito.