Mutirão esteriliza mais de 60 cães e gatos gratuitamente no Arroio do Silva

Considerando que uma cadela ao lado de suas crias pode gerar uma população de até 60 mil descendentes e a gata até 400 mil felinos, a iniciativa da Associação de Proteção aos Animais de Balneário Arroio do Silva, Bicho Feliz conseguiu fazer com que mais de 60 cães e gatos deixem de reproduzir e evitar uma superpopulação de animais no Município.

A esterilização começou por volta de 8 horas da manhã de sábado, 06 de abril, e foi concluída no final da tarde. As castrações foram realizadas pela equipe de médicos veterinários Silvana Branchina e Delce Cavalheiro Rosa e auxiliar Samuel Silva, da Clínica Pet Móvel de Porto Alegre, RS e os donos de animais não tiveram nenhum custo financeiro.

A Bicho Feliz realizou uma rifa com prêmios e conseguiu os recursos para custear todas as despesas de castração. A entidade também conta com apoio do Município que repassa mensalmente uma subvenção para compra de rações e medicamentos para tratar os animais de rua.

“Todo o procedimento é feito em sala especialmente preparada para as esterilizações, com a devida autorização do CRMV. Graças a este esforço de pessoas e entidades que conseguimos atingir mais um bom número de animais. Agradecemos a todos os voluntários que nos apoiaram em mais esta ação”, afirmou a presidente da Associação Bicho Feliz, Maria Elenita Clemes. As atividades contaram com o apoio da Prefeitura Municipal e dezenas de voluntários e amigos da entidade, como o Eduardo Marzol, do grupo de jovens Josc, que fez o transporte dos animais.

Proprietários mais aliviados com a ação

“Para mim foi maravilhoso participar desta ação e poder ajudar”, disse a voluntária Andréa Bortoluzzi, que pela primeira vez atuou como voluntária.  Para o senhor Luiz Tadeu Assis, dono da cachorra Bela, com dois anos de idade, conta que optou pela castração porque é melhor que vacinar e evita que entre no cio. ”Eu perdi um animal que teve câncer devido ao uso de medicamento. Agora vou castrar a Bela porque é a melhor solução”, afirma. Dona Elizabete Valmorbida também estava feliz com a ação de esterilização promovida pela Bicho Feliz. “Trouxe minha gatinha de quatro meses de vida para evitar que ela prolifere gatos pela cidade. A castração é a maneira ideal e evita uma série de transtornos, disse.