Luto: Morre o Amigo do Arroio Arnaldo Fioravante Minatto

Morre o Amigo do Arroio Arnaldo Fioravante Minatto

 

 

É com profundo pesar que a Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva, na pessoa do prefeito Evandro Scaini e equipe de governo, colaboradores, familiares e amigos, tem o doloroso dever de comunicar o falecimento do líder comunitário e ex-vereador Arnaldo Fioravante Minato, aos 92 anos, neste domingo, 07 de julho, em Porto Alegre, RS.

 


Segundo informações dos familiares ele não vinha passando bem desde a quinta-feira, 04.  Seu sepultamento dar-se-á nesta segunda-feira, 08, na capital gaúcha.  Seu Arnaldo foi morar em Porto Alegre em 2012 devido ao estado de saúde da esposa, que acabou falecendo a cerca de nove meses. 

Quem foi  Arnaldo Fioravante Minato

 

Nasceu na comunidade de Boa Vista, em Meleiro, então pertencente ao distrito e à comarca de Araranguá, aos 10 de junho de 1922. Filho de agricultores iniciou sua vida no arado e na enxada. É casado com Maria Acordi Minato, pai de dois filhos e uma filha; que lhe presentearam com três netas, um neto e dois bisnetos. Foi comerciante em Soares e Ermo, que na época pertencia a Turvo, onde conseguiu em sua primeira candidatura, com 305 votos, que só lhe deram a condição de suplente de vereador tendo, entretanto, terminado como efetivo. Na segunda eleição, foi eleito vereador com 172 votos. Seus pares o elegeram o presidente da câmara, em 1959 e também presidente municipal da UDN, a União Democrática Nacional. Nessa época, capitaneou a criação do distrito de Ermo, o que trouxe junto um Cartório de Registro Civil e Tabelionato. Em reconhecimento, Minato foi nomeado pelo governador Jorge Lacerda, como escrivão do distrito de Ermo. Enquanto vereador conseguiu também uma verba do governo do estado para a construção do Grupo Escolar Pedro Simão o que lhe rendeu posteriormente três homenagens da comunidade, inclusive o de CIDADÃO HONORÁRIO DO MUNICÍPIO DE ERMO.

 

No RS 

 

A seguir, se transferiu para Porto Alegre, porque venceu uma concorrência, o que o levou a implantar a empresa de ônibus Cristo Redentor. Em 1963, adquiriu 60% de outra empresa de ônibus, a Transporte Santa Isabel Ltda., do Quarto Distrito de Viamão, a qual passou a integrar a Transportes Minato. Nesse mesmo ano de1968, foi candidato a vice-prefeito de Viamão, mas não se elegeu. Foi a partir desse período que Minato se destacou pelos esforços em melhorar a vida das pessoas e no progresso do local. Ajudou na construção do Grupo Escolar Alberto Pasqualini, no bairro Santa Isabel, com um valor equivalente a 30% dos gastos totais. A Assistência Social foi um ponto forte da Empresa Minato, tanto é que seus ônibus eram conhecidos como as “ambulâncias dos pobres”. Cedia gratuita e ininterruptamente, ônibus para enterro dos necessitados e para os colégios em excursões de estudos. Em 1971, tendo vendido a empresa Transportes Minato, transferiu-se para Porto Alegre. Lá venceu uma concorrência pública de 50 licenças para táxis, no tempo em que o prefeito era o Loureiro da Silva. É que o Minato já tinha uma empresa com 11 táxis, conseguindo depois de vencer a concorrência, uma frota com 61 táxis. Essa empresa operava com mais de 200 empregados.

Depois disso, foi sócio da Tondo Empreendimentos Ltda. onde ocupou o cargo de Diretor Comercial. Edificou, entre 1974 e 1981, 435 apartamentos e 227 garagens entre Porto Alegre, Tramandai e Torres. Em 1980, vendeu suas cotas na Tondo conforme o contrato social e continuou suas atividades empresariais até aposentar-se em 1988, quando decidiu voltar ao seu Arroio do Silva; a praia de sua infância, a praia que o fez voltar constantemente para matar as saudades.

 

No Arroio do Silva  

 

Ao chegar no Balneário Arroio do Silva, começou a fazer o que sempre fez: “ajudar a comunidade”. Dedicou dois anos na construção do salão da igreja, participando ativamente da comissão de obras, inclusive emprestando dinheiro para evitar que as obras paralisassem. Com a obra pronta, em março de 2005, angariou R$ 7.640,00, com noventa pessoas para a compra de 101 mesas e 416 cadeiras para o salão paroquial.

Em seguida, o Sr. Arnaldo Fioravante Minato iniciou uma campanha para a construção de uma capela mortuária em nosso Arroio do Silva. Conseguiu todo o material para a construção, além de dinheiro para a mão de obra. A edificação começou a ser feita pela empresa Conti e Conti mas, foi paralisada por um abaixo assinado de pessoas que não queriam a casa mortuária naquele lugar. Registre-se também que compondo a comissão para instalação de um cartório de Registro Civil e Tabelionato foi um vitorioso, pois o cartório felizmente está funcionando para o atendimento da comunidade. Nesse tempo trabalhou também para a consolidação do diretório do Democratas em nosso balneário. Como reconhecimento o Diretório Estadual lhe outorgou um CERTIFICADO DE LIDERANÇA DEMOCRATAS, 25. Posteriormente, com a criação do PSD, Arnaldo Fioravante Minato foi um dos primeiros a migrar para a nova sigla, junto com outras lideranças do Balneário Arroio do Silva.

 

Citado como amigo de todos, Minato assegura que em toda a sua vida, não traz lembranças de qualquer inimizade. Mesmo dentre os adversários sempre encontrou razões para ter amigos. Em 2012 foi considerado o vereador mais idoso em atividade no Sul do Brasil, quando assumiu como vereador por um mês na Câmara de Vereadores.