Arroio vai implantar Sistema de Acolhimento nos Postos de Saúde

Com o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado e acabar com as filas nas madrugadas, a Secretaria Municipal e Saúde de Balneário Arroio do Silva, adotará a partir do dia 08 de julho, o Sistema de Acolhimento para os usuários dos Postos de Saúde Paulo Lupinn e Marinho Miguel de Souza.

O projeto de Acolhimento, segundo a Secretária de Saúde, enfermeira Patrícia Jones Paladini é uma escuta qualificada dos pacientes. “Com o sistema de acolhimento, todas as pessoas serão ouvidas por um profissional e serão atendidas conforme a necessidade. Se o usuário necessitar de uma consulta urgente ele terá”, assegura.

Hoje para garantir uma ficha, depende de quem chega primeiro na fila e alguns costumam ir de madrugada para os postos. O novo projeto pretende reduzir isso.  "Eles ficam com medo de perder a consulta e por isso chegam mais cedo, mas a tendência é de as pessoas confiarem no sistema e que serão atendidas em qualquer horário”, fala.  O atendimento de escuta funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 17h. 

Um informativo está sendo distribuído nos postos, escolas e comércios do Arroio do Silva, para explicar o funcionamento do projeto.  “Vamos precisar da compreensão de todos os usuários do SUS. Com o Acolhimento o paciente vai ser atendido durante todo o dia. Vai ter uma sala de acolhimento com duas enfermeiras”, conclui.

Numa segunda etapa, segundo a secretária Patrícia, serão feitas visitas nas comunidades para medir o atendimento e buscar sugestões.

 Nova proposta de atendimento

 – Maior organização do serviço

– Qualidade no atendimento e maior resolução dos problemas;

– Priorização dos casos que representem riscos à vida das pessoas (por exemplo: febre alta, pressão alta, acidente, infarto, compulsão, hipoglicemia, diarréia, vômito);

– Possibilidade de agendamento para crônicos, gestante, criança…

– Ofertas de diferentes serviços (consulta médica, enfermagem, odontológico, grupos, visita domiciliar).