Arroio faz alerta aos prefeitos da Amesc sobre projetos de expansão das Áreas de Preservação na Orla

Ao participarem da reunião itinerante da Associação dos Municípios do Extremo-Sul Catarinense –AMESC, nesta quinta-feira,26 de setembro, comemorativa ao aniversário de Emancipação de Passo de Torres, o prefeito em exercício de Balneário Arroio do Silva, Fernando Luiz Borges e o Engenheiro Agrimensor Carlos Roberto Illa Font,  alertaram sobre dois projetos que podem prejudicar o desenvolvimento dos municípios litorâneos do extremo-sul catarinense e que tratam da extensão da Área de Proteção da APA da Baleia Franca até Passo de Torres e o do Plano de Gerenciamento Costeiro.

“Em ambos os projetos não se leva em conta as áreas de uso comum e urbanas de nossas praias, já consolidadas. Se pegar o mapa do projeto de Gerenciamento Costeiro e sobrepor ao atual, Arroio do Silva e outras praias  ficariam totalmente inviabilizadas.”, afirmou o engenheiro.

O prefeito em exercício Fernando Borges pediu ao presidente da Amesc Ronaldo Carlessi e demais prefeitos da região que estejam alerta quanto a estes projetos. “Eu tenho acompanhado as lutas do nosso prefeito Evandro Scaini para a realização de eventos a beira mar, como a Arrancada de Caminhões e tantos outros e vejo o quanto é difícil administrar uma cidade litorânea, porque são muitas as restrições. Mas também me indigno com outras praias maiores onde lá tudo é permitido. Então me pergunto: que lei é essa? Se lá pode e aqui nada pode fazer. Para mim é mais importante resolver a questão da barra do Rio Araranguá e acabar com as enchentes do que qualquer outra coisa”, disse.

Fernando Borges aproveitou a oportunidade para cumprimentar ao prefeito Juarez Godinho Scheffer e lideranças do Passo de Torres pelos 22 anos de emancipação.