Mulheres participam de curso e aprendem técnica do macramê
Coordenadoras e voluntárias dos clubes de mães de Balneário Arroio do Silva participaram na sexta-feira, 04, de um curso no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Na oportunidade as mães aprenderam o macramê, que é uma técnica de tecer fios manualmente, sem nenhum tipo de maquinário ou ferramenta. Trabalhando com os dedos os fios vão se cruzando e ficam presos por nós, formando cruzamentos geométricos, franjas e uma infinidade de formas decorativas.
As voluntárias que participaram do curso irão repassar os ensinamentos para as demais mães do município. A ideia é expandir novas técnicas e gerar oportunidades. “O macramê é feito com fio de malha, então dá para reaproveitar roupas, peças de malha ou retalhos. A intenção do projeto é gerar oportunidade, já que a técnica é feita com material simples e qualquer pessoa pode aprender”, explicou a secretária de desenvolvimento social, Avanei Bitencourt Vieira, que ministrou o curso. Avanei aprendeu a técnica pela internet e, com a facilidade, repassou as orientações para as representantes dos clubes que terão a missão de ensinar as demais integrantes.
Dona Lindaria Farias Machado, do clube de mães do Golfinhos, aprendeu rápido a arte manual. “Achei fácil e gostei muito. O bom é que dá para aproveitar as peças velhas! Vou ensinar as mães do clube e continuar praticando mais”, declarou.
A primeira-dama Claudete Guimarães também acompanhou a aprendizagem e a produção do trabalho das mães. O curso foi realizado pela manhã e encerrou no período da tarde.