NOVA ESTRUTURA DO AMBULATÓRIO DE SAÚDE MENTAL É INAUGURADA

Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 03 de outubro, a Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva, através da Secretaria Municipal de Saúde entregou à população a nova estrutura do Ambulatório de Saúde Mental. As duas novas salas na Avenida Florianópolis, 560, irão prestar um atendimento específico para as pessoas que procuram os serviços de psicologia e psiquiatria, bem como terapias que possam auxiliar no tratamento de usuários do Sistema Único de Saúde.

O secretário Paulo Martins dos Santos Júnior, o Chocolate, disse que a criação do Ambulatório é um marco na história do município, um pontapé inicial. “Agradeço aos secretários, em especial ao Gil de Obras e aos demais, aos funcionários que são muito eficazes e com o ambulatório nosso município vai ter acesso aos recursos para esse tipo de atendimento”. O secretário destacou o empenho da diretora Patrícia e do seu antecessor, secretário José Luiz Oliveira, o Juquinha, que iniciou o projeto e que agora se consolida.

O prefeito Mineiro falou sobre como iniciou a discussão do projeto de ampliação do Ambulatório de Saúde Mental com o então secretário Juquinha. “Eu não sou um prefeito  de carreira política, não sou centralizador e procuro olhar para o semelhante e suas necessidades. Por estar no ramo da saúde tenho o conhecimento de causa e como administrador poderemos fazer mais pelas pessoas”, disse. O prefeito pretende ampliar o ambulatório para novas salas que serão construídas na UBS Central Paulo Lupin em 2020.

A Coordenadora do Programa de Saúde Mental, psicóloga Fernanda Plácido Reinaldo disse que a inauguração do novo espaço é mais uma etapa vencida. ”Com o laboratório, começamos uma nova história, um lugar de acolhimento, para ouvir e dar um suporte especializado para melhorar a qualidade de vida das pessoas”. A psicóloga Priscila Pessi, que atende dependentes químicos, ressaltou que há dois anos vinha trabalhando com o secretário Juquinha, no sentido de levar ao paciente um atendimento diferenciado num espaço mais tranqüilo. “Nós enquanto profissionais ganhamos um espaço também e convidamos a população a nos visitar”.

Para dona Soriene Carpes, paciente do Ambulatório de Saúde Mental, o novo local ficou bem melhor. “ Eu me surpreendi ao chegar no novo local no dia da inauguração. É um ambiente acolhedor e aqui sempre sou bem atendida pelo médico psiquiatra”, disse.

O ato inaugural do Ambulatório de Saúde Mental foi prestigiado pelos vereadores Dionei de Souza Teixeira e Elvio Zoche, diretora da APAE local, Rose Nagel, secretário de Administração e Finanças, Wanderlei Luciano Nagel, da Educação, Cultura e Esportes, Kátia Rosangela Timboni Teixeira, secretário de Obras, Gil Martins, diretores de vários setores da secretaria de Saúde, da Cultura e do Meio Ambiente.