Filhote de baleia encalha na Praia da Lagoinha mas é salvo por voluntários
Um filhote de baleia encalhou na Praia da Lagoinha, zona sul de Balneário Arroio do Silva. O animal foi avistado na faixa de areia por volta de 9 horas da manhã, pela professora Sandra Nádia Kuntze, que logo colocou a informação na rede social. Em seguida os ambientalistas José Luiz, morador da Praia da Caçamba passou contato da Bióloga Suelen Santos do Projeto Educamar, que foi a primeira a chegar até o local e também foi acionada a equipe do PMP – UDESC- Laguna que veio prestar suporte. “Ficamos com protocolo de encalhe aberto e equipamentos para agir novamente caso ela voltasse encalhar mas ela voltou. Era uma baleia da espécie minke-anã (balaenoptera acuturostrata).
Professora e pescadores conseguiram desencalhar o filhote
Enquanto o grupo técnico era acionado, a professora Sandra, com apoio do esposo e um veranista redobraram esforços para colocar o filhote ao mar. “Por três vezes colocamos ele em águas mais profundas e acabava voltando a praia, mas numa nova tentativa deu certo e esperamos que tenha sobrevivido e encontrado sua mãe”, disse Sandra. Enquanto o grupo técnico era acionado, a professora Sandra, com apoio do esposo e um veranista redobraram esforços para colocar o filhote ao mar. “Por três vezes colocamos ele em águas mais profundas e acabava voltando a praia, mas numa nova tentativa deu certo e esperamos que tenha sobrevivido e encontrado sua mãe”, disse Sandra. A equipe de socorro de Laguna chegou à Praia da Lagoinha por volta de 14 horas e passou a monitorar, junto com os bombeiros de Arroio do Silva, mas o filhote de baleia não foi avistado.
Acionar a ONG e Polícia Ambiental
A Bióloga da ONG Educamar, pede que quando encontrarem animal marinho acionar a ONG ou Polícia Ambiental e não devolver ao mar. Suelen agradece a comunidade que é muito importante para podermos trabalhar juntos na proteção e monitoramento de animais marinhos”.
Praia tranquila e lugar de cardumes
A Praia da Lagoinha, na divisa entre Balneário Arroio do Silva e Balneário Gaivota é um lugar tranquilo e muito procurado pelos pescadores para pegar cardumes de peixes, principalmente na baixa temporada, quando acostam Tainhas e Corvinas.
Fotos: Sandra Nádia Kuntze