Portal faz Corrente do Bem e ajuda família em situação de vulnerabilidade

O “menino do tênis de ouro”. Esse foi o título dado a Live feita na tarde de quarta-feira, 04, pelo Portal Agora! https://www.facebook.com/agorasul/videos/474990306765877?vh=e&d=n&sfns=mo                  transmitido da casa onde mora provisoriamente a família de João Vitor de Oliveira, de 9 anos, na Praia do Pescador, zona sul do Balneário Arroio do Silva.

O menino despertou a atenção na rede social depois que um vídeo viralizou ao mostrar a situação de dificuldades em que ele e sua família estão passando ao ponto do garoto, na intenção de ajudar a comprar comida para seus outros 6 irmãos, mãe e pai, tentar vender seu único par de tênis.

Os jornalistas Karin Mariana e Diogo Lessa, viram o vídeo e formaram uma rede de proteção para auxiliar a família. “Eu assisti ao vídeo e logo procurei informações com os órgãos do Arroio do Silva, como Conselho Tutelar, CRAS e Secretaria de Educação, se eles tinham conhecimento daquela situação. Em ambos os órgãos, não havia registro de procura por atendimento.Fomos então até a casa da família e durante a Live iniciamos uma corrente do bem, com muitas doações de alimentos, vaga de emprego para a filha da Dona Fabiana e colocar a situação deles em dia com os órgãos de assistência social”, conta. Mais tarde um casal de Criciúma, conduzidos por um policial militar chegaram com o carro cheio de alimentos para ajudar a família.

A família oriunda do RS vive a cinco meses em casa emprestada na Praia do Pescador. O vídeo do menino João Vitor viralizou na internet e a partir daí muitas pessoas se solidarizaram com doações. A mãe, Fabiana, conta que ainda não tinha procurado o CRAS e que sua filha procurou vaga na rede de ensino, através do conselheiro tutelar Fabiano, mas devido estar no final do ano letivo estava à espera.

Durante a transmissão participaram os conselheiros tutelares Kiria Finger, Fabiano Alex da Silva, a Assistente Social do CRAS, Valnice Girardi e o Psicólogo Romalino Rescarolli Jr. O Conselho Tutelar, relatou que em caráter de emergência foram garantidas vagas para as crianças na rede municipal para o próximo ano letivo. Dona Fabiana agradeceu às doações e pede a quem tiver doações que façam ao CRAS para ajudar outras famílias.

A Assistente Social Valnice Girardi disse que todas as pessoas que chegam ao município e passam por alguma dificuldade devem fazer o cadastro no CRAS. “No caso da família da Dona Fabiana, vamos transferir o CAD único do RS para o Arroio do Silva e as crianças estarão sendo matriculadas no Serviço de Fortalecimento de Vínculos. Atualizar a vacinação, as carteirinhas para atendimento no posto de saúde”, disse a Assistente Social.

Para a jornalista Karin Mariana, “a missão do Portal Agora! é  de levar a informação com a busca de soluções, como neste caso do menino do tênis de ouro”, João Vitor. Esperamos que eles possam conseguir moradia permanente e vida digna em SC”, conclui.

Jorge Pimentel
Asssessoria de Imprensa