Panfleto de conscientização sobre abuso sexual de crianças será entregue em Arroio
O Conselho Tutelar realiza na próxima quinta-feira, 20, uma paralisação de Conscientização da Campanha pelo fim da violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, no trevo de acesso ao Balneário Arroio do Silva. Os motoristas que circularem no local durante todo o dia receberão um panfleto de conscientização que diz: “Crianças abusadas sexualmente não falam. Fale por elas”.
Segundo a coordenadora do Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-juvenil, Bernadete Francisco da Costa, o que queremos é ajudar a prevenir e combater a violência contra a criança e o adolescente, incentivando as pessoas a denunciar situações de violência ao Conselho Tutelar, delegacia e Polícia Militar. “As denúncias podem ser feitas através do número 100, ou 84158023, e não precisa se identificar”, esclarece.
Bernadete explica que as crianças e os adolescentes vulneráveis a esse tipo de violência sofrem danos irreparáveis para o seu desenvolvimento físico, psíquico, social e moral. Esses danos podem trazer conseqüências muito penosas para sua vida, como, por exemplo, o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas anti-sociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis.
Na próxima segunda-feira, 24, será feita a paralisação no Posto da Polícia Rodoviária Federal, na Br 101, e contará com representantes do fórum dos 15 municípios do extremo sul catarinense.