Prefeitura do Arroio faz parceria para implantar coleta seletiva de lixo

Uma das propostas da nova administração de Balneário Arroio do Silva é a implantação de coleta seletiva de lixo no município. Este foi o tema de uma reunião ocorrida na prefeitura na manhã desta quinta-feira (19), em que esteve presente a engenheira ambiental Daiani Paganini, da Turfa Fértil. A empresa de substrato agrícola, sediada no município, é parceira da prefeitura para colocação do projeto em prática. Estiveram presentes ainda: a assessora Gisela Scaini; o vice-prefeito, Mario Mota; o secretário de Educação, Élder Gonçalves; o diretor do Ensino Fundamental, Dario Luciano; o diretor do Ensino Infantil, Antonio Maximiano; e o diretor do Meio Ambiente, Rafael Martins.

Conforme Gisela, Daiani apresentou o projeto que desenvolveu sobre o tema. "Com este material em mãos iremos elaborar outro com as ideias da prefeitura. Teremos que analisar uma maneira dessa proposta funcionar melhor na prática, como a construção de um centro de triagem de materiais recicláveis. E os resultados virão a curto, médio e longo prazo", define.  E a engenheira revela que atividades como esta fazem parte da ação social da Turfa Fértil. "Fizemos a proposta no início do ano com o governo municipal, que já foi aceita. Esta é uma questão de conscientização e os trabalhos estão em fase de estudos", declara. O objetivo da coleta seletiva é despertar a conscientização ambiental da população, por meio do uso de lixeiras separatórias. O diretor do Meio Ambiente relata que esta é uma forma de cuidar da natureza. "Primeiramente o projeto será implantado nas escolas e creches do município ao longo do ano. Os alunos aprendem sobre a reciclagem e acabam por passar as informações aos pais, o que ajudará a expandir o serviço por toda a cidade", indica.

Projeto Horta e Jardim nas Escolas e Creches

Outro projeto em parceria com a Turfa Fértil, e que já está sendo colocado em prática no município, é a revitalização das hortas e jardins das escolas e creches. "Isso faz parte do novo modelo da educação do Arroio, é o que vai além das disciplinas curriculares. A educação também é respeitar a natureza e o equilíbrio entre o homem e o ambiente, em resumo é o chamado desenvolvimento sustentável", afirma. Atualmente as hortas destas unidades não são aproveitadas da melhor maneira. No projeto pretende-se implantar o uso de ervas medicinais, temperos, legumes e saladas. "Esta ação está ligada à saúde e à alimentação dos alunos, e há muitas crianças que se alimentam somente na escola. Por isso a grande importância de uma alimentação balanceada, sendo que a merenda será elaborada de acordo com as orientações da nutricionista", afirma o diretor do Meio Ambiente. Logo após a reunião na prefeitura, os responsáveis pelos projetos se encaminharam às unidades escolares para um reconhecimento do solo.

Confira nas fotos a situação atual das hortas das creches do Arroio.