Pacientes revelam satisfação com atendimento da Clínica Municipal de Fisioterapia

Satisfação tem a ver com o fim das filas e o bom atendimento da equipeUm dos princípios da atual administração municipal de Balneário Arroio do Silva é fazer com que todos os serviços prestados resultem em melhor qualidade de vida à população. Na área da saúde, um dos primeiros desafios da Secretaria Municipal de Saúde, foi de diminuir as filas no atendimento aos pacientes da então recém criada Clínica Municipal de Fisioterapia. “No início de 2009 havia filas com mais de 300 pacientes que levavam em média 3 a 4 meses para serem atendidos. Com os investimentos feitos pela prefeitura em novos equipamentos, como: Ultra-som, TENS, Turbilhão e outros acessórios, conseguimos zerar a fila”, conta a fisioterapeuta Daniela Duzzioni, que ao lado das colegas Aline Pereira e Camila Zapala Gonzalez e uma recepcionista, formam a equipe que atende na clínica. O atendimento no local é feito em dois turnos, pela manhã, das 8h ás 12h com a presença de duas fisioterapeutas e à tarde, das 14h às 18h com uma fisioterapeuta. São atendidos em média de 10 a 18 pacientes/dia por profissional. Para se ter uma idéia do número de atendimentos em 2010, desde janeiro foram atendidos 529 pacientes, com um total de 903 sessões.  A Pesquisa  Com o objetivo de verificar o grau de satisfação com o atendimento fisioterapêutico dos pacientes atendidos pela Clínica Municipal de Fisioterapia de Arroio do Silva, foi realizada neste ano uma pesquisa com 49 pacientes com idade acima de 18 anos  – independente de patologias a que estavam sendo tratados e foram questionados sobre 12 itens de serviços prestados, desde a Recepção e serviço de Fisioterapia; Ambiente Confortável; Capacidade de resolver problemas; Agilidade no atendimento da Recepção, e Fisioterapia; Higiene e Limpeza;.Qualidade no atendimento da Recepção e Fisioterapia, entre outros. Na opinião geral dos entrevistados, 71% consideram o atendimento da clínica e 29% como bom. Em relação a pergunta: “Você voltaria a utilizar nossos serviços ou recomendá-los a outras pessoas?”, todos responderam que sim.

Aprimorar ainda mais

Na Clínica Municipal de Fisioterapia de Balneário Arroio do Silva, desde o primeiro momento, o paciente recebe orientação sobre a conduta traçada com respeito e dedicação durante o tratamento. Esse acolhimento transmite confiança e bons resultados ao final do tratamento, o que foi comprovado na pesquisa realizada pela própria equipe. A busca do aprimoramento da acessibilidade, eficiência e eficácia, revelada  no atendimento ainda constituem um trabalho árduo, quando vinculado a um atendimento gratuito, mas continua sendo a meta desta equipe, voltada para a excelência na qualidade do atendimento à saúde da população arroiosilvense”, afirmam as fisioterapeutas Aline, Camila e Daniela.

Foto: Pimentel/Assecom