Meta de vacinação na campanha contra gripe é de 100% no Arroio

Neste sábado, 25, inicia a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, e em Balneário Arroio do Silva a meta é de atingir 100% dos idosos. A vacinação nos três postos de saúde do município se estende até 08 de maio, quando as pessoas acima de 60 anos devem fazer a imunização. Se o índice não for alcançado até esta data, serão feitas visitas nas residências para a busca dos faltosos, durante duas semanas. Arroio do Silva possui 1.478 indivíduos nesta faixa etária, que estão com seus nomes no cadastro do posto central.

Na última segunda-feira, 20, foram vacinados os participantes do grupo da terceira idade do balneário, num total de 90 pessoas. "Na ocasião também foi proferida uma palestra sobre a importância sobre a vacinação, porque ainda há uma resistência no público-alvo da campanha", relata a enfermeira responsável pelo programa de imunização do município, Franciele Ramos Silva. Ela explica ainda que a meta estadual de vacinação contra a gripe é de 75%. "Mas no Arroio chega a 100% porque nos últimos três anos já chegamos a este número. Aproveitamos a oportunidade também para vacinar com a dT – dupla adulto, contra o tétano. Nos últimos dois anos houve 15 casos da doença em Santa Catarina, com 12 mortes", justifica.

Franciele ressalta que os idosos que completarem 60 anos até 30 de junho também são contemplados com a vacinação gratuita. "Algumas pessoas também têm direito à imunização, em qualquer idade: os portadores do HIV/Aids; os transplantados; os que possuem imunodeficiência (defesa do corpo diminuída); profissionais da saúde; cardiopatas (com problemas cardíacos); peneumopatas (com dificuldades respiratórias graves); pacientes com insuficiência renal; e com diabetes", informa. Estes beneficiados devem procurar o posto central após o dia 08 de maio.

 

Complicações da gripe

Existe um motivo ainda maior para a imunização ao vírus influenza. "Quando uma pessoa se vacina contra a gripe, além da proteção individual, ela está favorecendo a proteção indireta para as pessoas do seu convívio. Com a diminuição da circulação do vírus, menos pessoas ficam doentes", indica. O grande objetivo da campanha é de evitar as complicações da gripe. "A pneumonia é uma conseqüência grave de quem pega o vírus influenza. E essa doença pode até levar à morte para quem tem mais de 60 anos. Eles são mais suscetíveis, já que possuem uma imunidade mais baixa", revela Franciele. A aposentada Rosa Rabelo Milioli foi até o posto central do Arroio para a imunização. "Desde 2001 faço esta vacina e antes disso me dava uma gripe muito forte. E hoje já não tenho mais os sintomas, e o interessante é que a picada da injeção não dói", observa a senhora.