Conferência apresentou boas idéias e interação entre crianças e autoridades

As crianças e adolescentes do Balneário Arroio do Silva, além do cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente, ECA, querem também a prática do pacto federativo entre a união, estado e município; execução de programas que diminuam a ociosidade deles, como: escola aberta, oficinas pedagógicas, culturais e recreativas, entre outros.

Estas foram algumas das idéias lançadas na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, realizado na tarde de ontem, 07, no Centro de Eventos do Hotel Scaini.

O evento mobilizou cerca de 50 representantes de diferentes setores da sociedade civil, como Conseg, executivo, legislativo, CMDCA, Conselhos Tutelar, PM, professores e dezenas de alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Jardim Atlântico, entre outros. A conferência iniciou por volta de 13h30min com apresentação do Coral de crianças e grupo de Capoeira do PETI. A primeira dama Diane Scaini, representando o prefeito Evandro Scaini – que viajou à Brasília para encaminhar projetos e divulgar a 18ª Festa do Peixe – destacou a importância do evento e a necessidade de apontar diretrizes para melhorar as políticas de apoio à criança e ao adolescente do município.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CMDCA, Angélica Uliana, disse que são muitos os problemas e poucas pessoas para buscar soluções, se referindo a pouca participação da comunidade, "mas precisamos sair daqui com sugestões para as conferências regional, estadual e nacional", frisou. A coordenação dos trabalhos esteve a cargo da Gerente Regional de Assistência Social, Marizete Oliveira, que explanou a todos sobre os objetivos do evento e o encaminhamento dos trabalhos e da assessora da prefeitura de Arroio do Silva, Gisela Scaini.

A Assistente social do Ministério Público, MP, de Criciúma, Fabiane Scarpari, proferiu palestra onde ressaltou a importância da conferência municipal para nortear as políticas e programas para a criança e adolescente para os próximos 10 anos. Ao final da conferência foram nomeados os 10 delegados que representarão o Balneário Arroio do Silva. Para a aluna da  8ª série B da Escola Municipal de Ensino Fundamental, Jardim Atlântico, Tainá Sfatoski, participar da conferência foi como uma aula de cidadania. "Achei muito interessante porque aprendemos muito e podemos auxiliar as autoridades na execução de projetos que venham ao interesse das crianças e adolescentes", avaliou.

Para a assessora da prefeitura, Gisela Scaini que conduziu os 05 eixos temáticos da conferência, a participação dos diversos segmentos e principalmente das crianças e adolescentes foi muito importante. "A vontade de vocês em fazer que as coisas aconteçam é fundamental", concluiu. A Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente será no dia 30 de julho, em local a ser definido.