Programa de Saúde Bucal é implantado nas escolas municipais

O objetivo do programa da Secretária de Saúde, juntamente com as equipes de PSF é trabalhar a promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal.

De cada 25 alunos atendidos pelo serviço de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde, 22 precisam de algum tipo de atendimento dentário. A constatação é dos dentistas Henrique Pasquali e Aliden William Kobaski, responsáveis pelo atendimento das crianças das creches e escolas municipais de Balneário Arroio do Silva. A meta dos profissionais é que através de programas preventivos, possa eliminar os problemas entre os mais de 1.100 alunos da rede municipal de ensino. O PSF Marinho de Souza pretende também realizar um trabalho de prevenção em saúde bucal para os pais de alunos.

O programa de Saúde Bucal surgiu a partir de um levantamento efetuado em todas as escolas e creches do município pela equipe que presta atendimento odontológico na Unidade de Saúde Marinho de Souza, do Bairro Erechim, que obteve todo o apoio do prefeito Evandro Scaini e dos secretários de Saúde e Educação. "O primeiro passo é a  triagem nas escolas e creches pelo odontólogo e auxiliar de odontologia (ACD); depois é feito o agendamento, conforme as prioridades detectadas pelos profissionais de saúde e educação; sem a necessidade dos pais ou a criança irem até o posto. Este tratamento só termina quando a saúde bucal da criança estiver recuperada, aí então entra a prevenção", explica a enfermeira Patrícia Paladini, da Unidade de Saúde Marinho de Souza.

Escolas recebem kits

Na semana que passou, foi dado o início ao Programa de Saúde Bucal no município de Arroio do Silva. A primeira entidade visitada foi a Escola Municipal Passo Fundo, na zona norte da cidade. Após uma breve palestra, com orientação da escovação correta, foi feita a prática e a entrega dos kits, compostos de uma escova dental e pasta de dente para 43 alunos. "A maioria dos nossos alunos são de famílias com dificuldades econômicas e a distribuição destes kits vai ajudá-los na higiene bucal", explica a diretora Andréia Goulart Cristiano. "Além dos kits, pretendemos criar escovódromos nas escolas para facilitar a prática da escovação pelas crianças", lembra o diretor de Ensino Fundamental, Dário Donato Luciano, o Darinho. A segunda escola a receber kits de escova e pasta de dente foi a Escola Especial da APAE. O odontólogo Henrique Pasquali e a auxiliar Thaíse Policarpo, apresentaram palestra e depois fizeram à entrega dos kits. A diretora Liselena Pacheco Mucilo, destacou a importância do programa, que inclui a todos os alunos. Os alunos acompanharam atentos à palestra e interagiram, mostrando que sabem do quanto é importante à escovação três vezes ao dia. Conforme o prefeito Evandro Scaini, "o programa de Saúde Bucal nas escolas é inédito no Arroio do Silva e vai proporcionar aos alunos e seus familiares uma melhor qualidade de vida. Investir em programas como este é a garantia de retorno em saúde para nossas famílias", conclui afirma o prefeito.