Seminário de Inclusão Escolar foi um sucesso

Com as dependências do refeitório da Escola Municipal Jardim Atlântico lotado, realizou-se com muito sucesso na quinta-feira, 05, o 1º Seminário Inclusão Escolar da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla na Educação de Balneário Arroio do Silva.

O público alvo que compareceu ao evento, foi considerado pelos organizadores de alto nível e contribuiu para os debates e apresentação de propostas sobre o tema.  O prefeito Evandro Scaini, na abertura do seminário falou sobre a importância do debate em torno da inclusão. “O município tem procurado fazer a sua parte na instalação de rampas de acesso, monitores nos ônibus garantindo acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, segundo professor, apoio às ações da Apae e juntos avançaremos ainda mais”, garantiu.

A coordenadora do evento, Gisela Steiner Scaini, com apoio das diretoras da Apae, Escola Apolônio Ireno Cardoso, Passo Fundo, Jardim Atlântico e do Conseg, distribuíram os eixos temáticos: Socialização, Estrutura, Aprendizagem e Satisfação para quatro grupos do auditório. Ao final dos trabalhos, foram apresentadas as sugestões de cada grupo sobre os eixos temáticos.

Propostas dos grupos

Estrutura

Pontos Positivos: 2º professor, capacitação, rampas de acessibilidade, adaptações tecnológicas, materiais pedagógicos e parceria com Apae.Sugestões: Capacitação para equipe técnica, capacitação para professores, transporte escolar adaptado, encontros quinzenais com pais e professores, fraldário.

Socialização

Pontos Positivos: Alunos sentem-se inclusos, Existe Interação entre alunos, Diante das dificuldades há avanço entre alunos,

Sugestões: Capacitação para todos os profissionais da Educação,Implantação do Saed nas escolas públicas, Melhorar a infra-estrutura das escolas, Maior colaboração efetiva dos pais, Maior comprometimento dos professores – tanto o primeiro quanto o segundo professor na sala de aula.

Aprendizagem

Pontos Positivos: Realização do Seminário de Inclusão Escolar, Afetividade no ensinamento aos alunos, Caminho certo: Maior troca de experiências entre pais, alunos e professores, Comprometimento entre pais, alunos e professores, Busca constante e infinita da aprendizagem.

Sugestões: Maior interação entre as entidades para exercício das políticas públicas, Capacitação para todos os professores, Contratação do segundo professor com habilitação em educação especial

Satisfação

Pontos Positivos e Sugestões: Especialização dos profissionais na teoria e prática, Igualdade na aprendizagem e no aspecto social, Profissionais comprometidos, Autoridades políticas mais comprometidas com a educação, Transporte Escolar adequado aos portadores de necessidades especiais, Maior preparação dos alunos para o EJA e posteriormente ao mercado de trabalho, Manutenção da APAE em parceria com as demais instituições

Conclusão:

Ao final dos trabalhos, a presidente da Apae, Gisela Steiner Scaini, destacou o nível do seminário. “Vamos encaminhar as sugestões para Brasília, mas tem coisas que poderemos resolver por aqui. O relatório vai chegar ao prefeito, à 22ª Secretaria do Desenvolvimento Regional e Governo do Estado. Quero assumir o compromisso com vocês e que cada um possa olhar para dentro do seu coração e saber como pode desenvolver melhor sua função, seja como pai, aluno, professor. Agradeço de coração a todas as pessoas que contribuíram para este evento”, concluiu.

O seminário foi concluído com um gostoso café colonial, preparado pelas merendeiras da Escola Jardim Atlântico, que foram homenageadas pelos organizadores.

Textos e fotos Jorge Pimentel/Assecom