Alunos têm aula prática sobre a água

Numa iniciativa da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Passo Fundo, Andréa Goulart Cristiano e as professoras Maria Emilia da Silva Casteller do 3º ano e Cristiane Cesa Homem do 4º ano, acompanhadas de seus respectivos alunos;foram à Estação de Tratamento da EJW no Balneário Arroio do Silva, assistir  uma aula prática com a Química Cristina Campos Cordeiro, sobre o tratamento da água do seu município.

Cristina recepcionou  a  todos na Estação e logo já iniciou à  aula explicando que a  Estação de Tratamento de Água é a instalação  destinada à purificação das águas de abastecimento e consumo da população do Balneário Arroio do Silva.

Como funciona o sistema de tratamento?

– A água é puxada da lagoa, por bombas, para os  tanques.
– No primeiro tanque, ela é misturada com sulfato de alumínio, cloro e cal hidratado.
– Estas substâncias fazem com que as impurezas e microorganismos se juntem e se depositem no fundo do tanque, ficando a água bem mais limpa.
– Em seguida, a água passa por um filtro de carvão, areia e pedras que retiram  as impurezas que ainda restam.
– Depois, são acrescentados à água cloro  e flúor, porque o cloro mata os microorganismos ali existentes e o flúor evita as cáries.
Desta forma, a água tratada é bombeada para o reservatório,  situado  ali mesmo na estação, e  assim pode ser distribuída à população.

Como economizar o precioso líquido?

Além de aprenderem o conteúdo curricular com mais facilidade, os alunos da E.M.E.F. Passo Fundo  reforçaram as dicas de como  economizar água, como por exemplo :

·         No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar.

·         Ao escovar os dentes: Escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo.

·         Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez.

·        Na lavagem de louças: Não lavar louças com a torneira aberta, ensaboe a louça com a  torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez.

·         Lavar carro: Só lave carro uma vez por mês,  ensaboar e enxaguar com balde.

·         Na limpeza de calçadas: Use vassoura se precisar utilize a água que sai do  enxágüe da máquina de lavar.

A diretora agradece a autorização da EJW, e a disponibilidade da química Cristina, de colaborar com uma causa tão nobre como  é a Educação.

“Todas essas dicas foram para reforçar o que já foi estudado na escola, mas com certeza se todos  fizermos nossa parte iremos ter um planeta melhor”, afirma a diretora Andrea Cristiano.