Ação de mobilização e conscientização no dia nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual

Em Balneário Arroio do Silva o dia 18 de maio foi de ação de mobilização e conscientização em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual. Os alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) estiveram visitando a prefeitura e demais pontos para mobilizar e conscientizar as pessoas sobre o compromisso de proteger as crianças e adolescentes.

O prefeito Evandro Scaini recebeu a visita das crianças e jovens no gabinete. Os servidores também receberam a atenção das crianças, além de um adesivo da Campanha Faça Bonito e um mimo especial.

A ação foi promovida pelo CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), tendo o acompanhamento dos profissionais.

Campanha Faça Bonito

A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. A chamada “Faça Bonito. Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

A mobilização está em seu 23º ano, mas a chamada atual surge durante oficinas com adolescentes em ações de mobilização do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes em 2008 e em preparação para o III Congresso Mundial. A flor hoje é o símbolo oficial da causa. A ação de mobilização por meio do dia 18 de Maio é prevista no PNEVSCA.

Segundo dados apresentados pela Safernet, denúncias relacionadas ao armazenamento, divulgação e produção de imagens de abuso e exploração sexual infantil ultrapassaram pelo segundo ano consecutivo a casa de 100 mil denúncias, o que não ocorria desde 2011. Foram 111.929 denúncias em 2022, contra 101.833 em 2021, um aumento de 9,9%.