Prefeitura do Arroio denuncia crime ambiental na Lagoa da Mangueira

A Lagoa da Mangueira, localizada no Balneário Guairacá, zona sul do Balneário Arroio do Silva, faz parte do complexo lagunar do Município e no futuro será manancial de abastecimento de água potável para os moradores da região sul do Arroio do Silva. É neste cartão postal que o diretor de Planejamento Assis Francisco Pinto e Engenheiro Agrimensor Carlos Alberto Illa Font, constataram, através de denúncia anônima, de que o local estava cercado por dois invasores.

“Ao chegarmos a lagoa encontramos uma cerca próximo a estrada de acesso com um portão e cadeado. Duas pessoas, V.F e D.R.S.R vieram perguntar se queríamos conhecer a lagoa, ao que dissemos que o local era público e não poderia estar cercado”, disse o servidor da Prefeitura. Segundo ele, ao saberem que os mesmos eram contra o fechamento com cerca, fizeram ameaças, dizendo que “era para marcar bem este dia”.

O diretor e o engenheiro tiraram fotos para comprovar a invasão do patrimônio público e depois registraram Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia de Arroio do Silva.

A Polícia Ambiental também foi acionada, mas o policial de plantão disse que não poderia atender a ocorrência naquele instante, devido a outras diligências. Há suspeita de que os indivíduos que cercaram a Lagoa da Mangueira estavam cobrando ingresso para o acesso de populares ao local.

A Área de Preservação Ambiental tem vasta vegetação nativa, dunas e animais como capivara, ratão do banhado, garças, entre outros da fauna litorânea.