Clube de Mães do Arroio se capacitam em novas técnicas de bordados

Os Clubes de Mães do Balneário Arroio do Silva reiniciaram as atividades em 2013 com força total. Nos dias 29 e 30 de abril, no Hotel Scaini, 24 mães multiplicadoras, representando os clubes do município, participaram do curso promovido pela coordenadora e primeira dama Diane Scaini. “Neste ano estamos trazendo a técnica do bordado Richelieu, que é um tipo de bordado recortado, vazado, que dá um efeito maravilhoso e vai agregar ao que os clubes já vêm realizando”, afirma Diane Scaini.

O curso foi ministrado pela professora Elizabeth Dal Pont, da cidade de Turvo. “Já tinha visto em revistas, mas a gente aprendendo como se faz é muito bom. Adorei”, disse  dona Albertina, representante do Clube de Mães do bairro Erechim.

 A professora aposentada Carmem Verdi, do clube Vida Saudável também estava animada com o aprendizado da técnica. “É sempre bom a gente reaprender a arte do bordado. O curso é excelente” disse.  

Saiba Mais

Quem aprecia artes manuais deve conhecer o bordado Richelieu. Trata-se de uma técnica de bordado aberto, no qual desenhos de figuras, como flores e folhas, são contornados por meio de um ponto de casear. E para ligar as figuras e desenhos são utilizados palitos, elaborados em ponto de casear com picôs. De origens desconhecidas, que remota da Idade Média, o nome “Richelieu” foi dado por causa do célebre Cardeal que integrava a corte do Rei Luís XIII da França. Na época, o religioso criou oficinas para a execução desse tipo de bordado, que recebeu alterações quanto à sua técnica.