Projeto Golfinho forma novos instrutores

Depois de três dias de capacitação, nove novos instrutores estão aptos para trabalharem com o Projeto Golfinho. A solenidade de formatura com a entrega dos certificados foi realizada nesta quarta-feira, 20, no Centro do Balneário Arroio do Silva. Com a capacitação, a partir de agora, outras praias da região podem desenvolver o projeto educacional que ensina, através de brincadeiras, as crianças a se protegerem dos perigos do mar e a cuidarem do meio ambiente.

O projeto é realizado na praia do Arroio há dois anos e, a partir de agora, poderá ser expandido para outros locais. “O Arroio sempre nos acolheu muito bem e é por isso que o trabalho ao longo dos anos tem dado bons resultados”, reforçou o coordenador do Projeto Golfinhos, Sargento Juan Fernandes.

De acordo com o prefeito Evandro Scaini, que participou da solenidade de formação dos instrutores, é um prazer poder colaborar com um projeto que é referência no litoral sul. “Muito bom saber que daqui mesmo, do Arroio, estamos formando agentes do bem para desenvolver um trabalho ainda mais multiplicador”, acrescentou o prefeito.

Segundo o comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Criciúma, Tenente-Coronel Lázaro Santin, o Projeto Golfinho é pioneiro no Arroio e o sucesso do trabalho se dá através de parcerias. “Inclusive resolvemos fazer este curso de capacitação no Balneário porque o município muito contribui. Nada mais justo, então, do que proporcionar um momento tão importante como este aqui. A partir de agora, novos instrutores deverão multiplicar o conhecimento e levar o projeto adiante”, afirmou.

O curso teve duração de três dias, onde os profissionais tiveram orientações teóricas e atividades práticas. A intenção é de que o Projeto Golfinhos dê início nas primeiras semanas de dezembro em Balneário Arroio do Silva.

Participaram da solenidade de formatura o Comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Criciúma, Tenente-Coronel Lázaro Santin, o Comandante da 3ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Araranguá, Tenente Samuel Ambroso, o prefeito, Evandro Scaini, a diretora municipal de turismo Maira Patricia Cardoso e os vereadores José Luiz Oliveira e Dionei de Souza Teixeira, além de militares da corporação e guarda-vidas civis.