Kits do PNAIC são entregues às professoras alfabetizadoras

Profissionais da rede municipal de ensino de Balneário Arroio do Silva buscam constantemente novas aprendizagens para aperfeiçoar a didática em sala de aula. Com isso, 15 educadoras estão participando do curso de formação continuada para professores alfabetizadores do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).

O objetivo da atividade é promover, através de novas práticas, a melhoria da qualidade do ensino nas séries iniciais e contribuir com o processo de alfabetização e letramento dos alunos, com o enfoque, neste ano, na linguagem da matemática. Com isso, além dos encontros semanais, os alfabetizadores recebem um kit contendo uma camiseta e itens básicos e necessários para o desenvolvimento das atividades em sala de aula com os alunos.

O material foi entregue nesta semana pela secretária de educação, Silvia Machado Ghellere, acompanhada da coordenadora municipal do PNAIC, Eloísa Maciel, e da orientadora de estudo, Maria Hilma Laurentino.

O objetivo da formação dos educadores é estabelecer como meta a alfabetização das crianças do 1º ao 3º ano. “Esses momentos de formação são importantes. A partir do que as professoras aprendem no curso, são desenvolvidas atividades práticas na sala de aula com ênfase na alfabetização com letramento, ludicidade, jogos, atividades relacionadas à leitura e diversos gêneros textuais e a linguagem matemática, que contribuem no processo de ensino-aprendizagem”, explicou a coordenadora do PNAIC no Arroio do Silva, Eloísa Maciel.

As professoras que participam do PNAIC e levam uma nova didática para a sala de aula já percebem a melhoria e o interesse dos alunos. Adoro participar do curso, com o que eu aprendo lá desenvolvo jogos e didáticas  para aplicar na sala de aula. Cada jogo elaborado tem um objetivo e os próprios alunos elaboram junto comigo.

Percebo que eles se interessam mais, porque é mais prazeroso aprender brincando”, relatou a professora da Escola Municipal Passo Fundo, Elaine Souza Zanzi.A primeira etapa do curso do PNAIC foi realizada no ano passado com a aprendizagem voltada à Língua Portuguesa.

O foco na matemática consiste na segunda etapa do projeto. Os kits serão utilizados para a prática de novas atividades em sala de aula.