Desfile da Independência atrai grande público em Arroio do Silva

A tarde ensolarada de sábado, dia 06, fez com que muitas pessoas saíssem de casa para prestigiar o Desfile da Independência realizado em Balneário Arroio do Silva. A administração municipal, através da secretaria de educação, cultura e esporte organizou e preparou com muito empenho o ato cívico que reuniu em torno de dois mil participantes na avenida, entre representantes de entidades, estudantes, professores e demais servidores públicos.

Mais de 20 pelotões tornaram a Avenida Santa Catarina uma verdadeira passarela da Pátria. O desfile cívico deu início com a participação do 28º GAC, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar, dando sequência com o grupo de percussão da Escola Municipal Jardim Atlântico, entidades e escolas da rede municipal e estadual.

Cada entidade ou escola apresentou uma temática, destacando os trabalhos e os projetos desenvolvidos, tornando público para a comunidade.

“Foi muito bonito o trabalho e o envolvimento de todos”, ressaltou a secretária de educação, Silvia Machado Ghellere. Entre participantes e público, o desfile da independência envolveu em torno de 6 mil pessoas.

“Agradecemos a presença do 28º GAC, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar, e também à todos os que participaram, principalmente a população de Arroio do Silva que esteve presente em mais um belo desfile da independência. Obrigada à todos”, registrou o prefeito Evandro Scaini.

Desfile e homenagem ao piloto Edson Beber

Além da apresentação do Grupo de Percussão Jardim Atlântico, do CRAS e das fanfarras do município de Maracajá, da Escola Castro Alves (Araranguá), da Escola Prefeito Luiz Pelegrini (Sapiranga), as entidades e escolas do Arroio do Silva demonstraram muita criatividade e envolvimento apresentando os trabalhos desenvolvidos destacando os temas: independência, democracia e cidadania.

Além disso, as características do município e os aspectos culturais foram destacados, através da apresentação dos eventos: Festa do Peixe, Festa de Tradição Junina, Réveillon, Semana Farroupilha e Arrancada de Caminhões.

No pelotão do Centro de Educação Infantil Carmem Matos Borges, o piloto Edson Beber, o Alemão Voador como era conhecido, foi homenageado. “Como a gente trabalhou todos os eventos, surgiu a ideia de homenagear o piloto. Entramos em contato com a família, conversamos com eles e em seguida já começamos a criar o caminhão e coletar as fotos dele”, explicou a diretora do Centro Infantil, Denise Santos Cunha. Pais, professores e alunos participaram da ala que teve como destaque a frase: “Nasci para ser campeão e viver em liberdade”.

“A família e o piloto mereceram a justa homenagem”, completou.