Caminhada de conscientização contra o fumo é realizada no Arroio

O sábado, 26, foi especial em Balneário Arroio do Silva. A Secretaria Municipal de Saúde, através da vigilância epidemiológica, mobilizou os participantes do programa de Controle do Tabagismo e realizou uma atividade diferenciada e alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo.

Pela manhã o grupo se encontrou na Praça da Terceira Idade e iniciou a atividade com um aquecimento com uma caminhada leve na pista da Praça e, na sequência, um alongamento orientado pela profissional de educação física, Grasiela Eduardo Kruger.

O prefeito Juscelino Guimarães, Mineiro, a primeira-dama, Claudete Guimarães, e a secretária de saúde, Graziela Minatto de Souza, também participaram da atividade.

A ação, que foi organizada pela coordenadora da vigilância epidemiológica, a enfermeira Franciele Ramos, e pelo psicólogo Gilson Viricimo, mobilizou e estimulou ainda mais o grupo que está e tratamento para, definitivamente, parar de fumar.

Elisete Correa de Bona fumou há 32 anos e está há um mês sem cigarro. Ela já sente grandes mudanças no corpo e quer estimular mais pessoas a largarem o vício. “Não sinto mais vontade de fumar. Minha pele melhorou, consigo respirar melhor e tenho mais vontade de fazer as coisas. Quando fumava eu tinha também uma dor de cabeça muito forte, agora não tenho mais. A qualidade de vida é outra”, destacou.

Em forma de conscientização e alerta, o grupo fez uma caminhada na rua principal do Arroio – partindo da Praça da Terceira Idade e encerrando a atividade em frente ao Belona.

“Agradecemos todos que participaram da atividade e que estão decididos a largarem o vício. A intenção da ação foi mostrar que a atividade física é também muito importante para a saúde e que é preciso praticar hábitos saudáveis para ter qualidade de vida”, registrou a enfermeira Franciele Ramos. A caminhada despertou o interesse e os olhares dos comerciantes e demais moradores na manhã de sábado.

O prefeito, que marcou presença na atividade, parabenizou todos pela atitude. “Muito bom e importante este tipo de ação. Queremos promover a saúde e incentivar bons hábitos. Desde já parabenizo todos que decidiram largar o vício e estão buscando uma vida mais saudável”.

Quem fuma cigarro e tem o interesse em largar o vício pode se inscrever para a nova turma de Controle do Tabagismo que tem previsão de início no mês de setembro. Os encontros serão realizados no período da tarde. Inscrições e maiores informações podem ser obtidas na vigilância epidemiológica, que fica localizada no Posto de Saúde Central. O atendimento é de segunda a sexta-feira a partir das 13h.