XV Semana Farroupilha: grande público prestigia os dez dias de programação

Após dez dias de muito tradicionalismo gaúcho, encerrou nesta quarta-feira, dia 20, a 15ª edição da Semana Farroupilha em Balneário Arroio do Silva. Com muita mateada, prosas, contos, musicalidade e apresentações artísticas e culturais, o evento foi marcado pela integração dos piquetes e pela grande participação do público. “Este evento foi nota mil. Foi a maior e melhor Semana Farroupilha. Sem dúvida foi a maior de todas, desde a organização até o pessoal, pois não baixamos o público nos dez dias de evento. O público marcou presença e esteve sempre cooperando”, registrou o patrão do acampamento, Alinor Pires, que é também um dos tradicionalistas que deu início à Semana Farroupilha no município.

Moradores, visitantes, tradicionalistas e admiradores da tradição gaúcha, marcaram presença no evento, fazendo com que o acampamento registrasse um grande público todas as noites. “Nos outros anos também vim prestigiar, mas não todos os dias. Desta vez vim todas as noites. A festa está mais integrada, foi feita para o povo mesmo. Gostei muito e todos estão de parabéns”, declarou Angelita Maria Vieira.

A musicalidade foi realizada todas as noites e os piquetes promoveram jantares de integração, regado de muito tradicionalismo. “Me senti mais a vontade em prestigiar esse ano e inclusive fiz muitos amigos”, disse Nair Maciel, que se integrou ao piquete da Secretaria de Obras.

A Semana Farroupilha encerrou com um grande almoço de integração, com direito a musicalidade e costelas assadas no chão, além de muita mateada e demais comidas típicas. Após o almoço foi realizado o desfile dos cavaleiros pelas principais ruas da cidade com a Chama Crioula. No retorno foi realizado o ato oficial de encerramento.

“Quero agradecer aos cavaleiros, tradicionalistas e a todos que estiveram envolvidos neste evento e que tornaram a Semana Farroupilha um sucesso. Muito obrigado a todos e até o próximo ano! Em 2018 será ainda melhor”, frisou o prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro.

Na sequência teve o pronunciamento do patrão do acampamento que deu por encerrado o evento após apagar a Chama. “Quero aproveitar para dizer para vocês que a Chama nós apagamos, mas ela permanece acesa no coração de cada um de nós”, enfatizou seu Pires que também agradeceu todos os piquetes e tradicionalistas que fizeram parte da XV Semana Farroupilha.

A Semana Farroupilha é uma realização da Administração Municipal através da Secretaria de Turismo e teve o envolvimento dos grupos tradicionalistas: Cozinheiros de Tropa, Cavaleiros do Chapelão, Xirús do Litoral, Regimento Tradicionalista Barriga Verde, Associação Campeiras do Litoral, Campeiros do Arroio, Piquete dos Avulsos, Piquete do Pinto, CTG Galpão de Estância, Turma do Babado, Piquete Airton Borges, Secretaria de Obras e a participação e contribuição dos integrantes da Igreja do Jardim Atlântico.

A programação iniciou no dia 10 de setembro com a chegada da Chama Crioula e encerrou nesta quarta-feira, dia 20, dia em que é celebrada a Revolução Farroupilha, considerado também o Dia do Gaúcho.