Atividade é realizada em alusão ao Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial

Dia 26 de abril foi o Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial. Em virtude da data, foi realizada na última semana uma caminhada supervisionada que atraiu moradores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). A atividade foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde e o ponto de encontro foi no auditório da Unidade Básica de Saúde Paulo Lupinn.

Segundo  a enfermeira  Suhaila Rahim, a ação tem como objetivo chamar a atenção da população para a doença que é extremamente silenciosa. “Por exemplo, o infarto do coração, o AVC (Acidente Vascular Cerebral), insuficiência cardíaca e renal são algumas das consequências maléficas da hipertensão”, acrescentou.

A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos para prevenir a hipertensão arterial, um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde.

A caminhada teve o acompanhamento de profissionais da saúde e foi orientada por um profissional da educação física. Os integrantes, ao final das atividades, receberam um lanche especial.

 

Dicas para uma vida mais saudável

  • Pratique exercícios físicos: uma simples caminhada de 20 minutos, três a cinco vezes por semana;
  • Evite alimentos muito gordurosos, frituras, doces e muito salgados;
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas. Elas baixam a pressão e quando se unem aos efeitos dos medicamentos podem causar complicações;
  • O fumo também é grande agravador do aumento da pressão arterial. Por isso, o indicado é parar de fumar;
  • Evite o estresse, ele pode dificultar o controle da pressão;