Setembro Amarelo: Secretaria de saúde promove ação voltada à valorização da vida

A Secretaria Municipal de Saúde de Balneário Arroio do Silva, através do ambulatório de saúde mental, irá realizar, em parceria com as escolas, uma ação voltada à valorização da vida. Em virtude do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, a ação deste ano será voltada ao público jovem, levando em conta o grande número de encaminhamentos à secretaria de saúde.

“Muitos adolescentes vem passando por situações de estresse, angústias e depressão o que causa até mesmo situações de automutilação. Devido ao índice de encaminhamentos, sentiu-se a necessidade de fazer um trabalho nas escolas”, explicou a coordenadora do Ambulatório Municipal de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas, Priscilla Laurindo Pessi.

Uma grande ação com palestra e orientações será realizada na quarta-feira, dia 19, às 13h30, no salão da igreja, reunindo alunos dos sextos anos ao terceirão das escolas Jardim Atlântico e Apolônio Ireno Cardoso.

“A ação contará com a presença de um representante de uma ONG que trabalha com dependência química e um representante de um grupo que trabalha prevenção ao suicídio”, informou a enfermeira Suhaila Rahim.

A ideia é estar mais próximo dos adolescentes. Além disso, no município o tema deve ser trabalhado não só no mês de setembro, como também durante o ano inteiro. “Queremos mais do que informar e conscientizar, queremos propor ações mais efetivas. Este será o primeiro passo de uma nova proposta”, registrou o secretário de saúde, José Luiz Oliveira.

A Secretaria de Saúde tem a proposta de planejar e reestruturar o ambulatório de saúde mental para realizar ações permanentes a partir do próximo ano. O objetivo é diminuir o número de encaminhamentos e demandas, com relação ao tema, que tem sido cada vez mais freqüentes.