Secretaria de Saúde promove encontro entre as guerreiras do câncer

A manhã de sexta-feira, dia 26, foi de troca de ideias, experiências, vivências, histórias de luta e muita emoção. A Secretaria de Saúde de Balneário Arroio do Silva promoveu um encontro entre as mulheres que lutam e que enfrentaram o câncer. O evento foi realizado no auditório da saúde e contou com as convidadas especiais, além da equipe municipal.

“Agradeço o convite, de coração, é muito bom estar aqui. Quando fui diagnosticada com câncer, o meu mundo desabou. Mas com o apoio de muita gente e com o atendimento das equipes de saúde, fui vencendo cada etapa. Fiz a cirurgia em julho e o pior já passou, mas a luta continua”, contou Rosimar Schinato que ainda relatou a importância do apoio dos amigos, familiares e de toda equipe da saúde.

“Eu também fui diagnosticada com câncer de mama. A enfermidade quando chega é para nos ensinar algo e nós temos que saber que temos força, fé e esperança, porque somos: mulheres, mães, avós, guerreiras e vitoriosas. Essa doença veio para a mulher porque ela é firme, forte e valente. Eu fui operada, passei por uma cirurgia e estou curada”, relatou Maria de Farias Pereira que também estendeu os agradecimentos à equipe de saúde e à gestão municipal.

Para a realização do evento tudo foi preparado, nos mínimos detalhes, com muito amor e carinho. A ação contou com orientações voltadas à saúde, depoimentos, café repleto de alimentos saudáveis e mimos especiais.

“Obrigado por aceitarem o convite e estarem aqui. Parabenizo vocês por serem vencedoras e não desistirem da luta. Estamos à disposição e contem conosco sempre, independente da situação”, enfatizou o secretário de saúde, José Luiz Oliveira.

O prefeito Juscelino da Silva Guimarães, o Mineiro, e a primeira-dama Claudete Guimarães, também marcaram presença e parabenizaram as mulheres pela garra e determinação.