Apresentações artísticas e homenagem à Zé Paim marcam a noite de segunda-feira

O Parque Farroupilha esteve movimentado no segundo dia de evento em Balneário Arroio do Silva. A noite foi marcada por apresentações artísticas, homenagem e musicalidade.

A homenagem da noite foi a José de Oliveira Paim (em memória), conhecido como Zé Paim – que foi vice-prefeito em Arroio do Silva, além de ter sido conhecido pela sociedade tradicionalista do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina como importante narrador de rodeios.

“É apenas um gesto pelos muitos anos de bondade e participação em nosso município e na Semana Farroupilha. Este troféu vale muito mais pelo gesto de reconhecimento por tudo que Zé Paim fez pelo município. Nosso muito obrigado”, registrou o prefeito Evandro Scaini ao entregar o troféu aos familiares.

Estiveram presentes na homenagem: Sandro Paim, Jerves Paim, Jerves Filho, Rafael Paim e Carla Costa. “Ele nos ensinou a amar a tradição gaúcha, por isso hoje visto a bombacha com muito orgulho. Ele sempre falava ‘eu sou de Balneário Arroio do Silva’; levou o nome da cidade em muitos lugares do Brasil; e esse legado ele deixou: amar a tradição e ao Balneário Arroio do Silva. Sei que aqui ele plantou e enraizou fortes amizades. Muita gratidão ao povo que acolheu meu pai e acolhe eu e minha família sempre” disse o filho Sandro Paim.

Além da homenagem, a noite contou também com apresentações artísticas da APAE e da EJA do município, onde representaram a história e o tradicionalismo gaúcho. A programação da 18ª edição da Semana Farroupilha segue até o dia 20 de setembro com shows e apresentações artísticas todas as noites.

Quem foi José Paim?

Nasceu em 04 de março de 1944 em São José dos Ausentes, na época distrito de Bom Jesus. Filho de Joaquim de Oliveira Paim e Maria Alexandre Paim, teve 12 irmãos. Foi comerciante em São José dos Ausentes e em Balneário arroio do Silva, se estabeleceu na Avenida Barriga Verde com a Cantina do Zé Paim.

Casou-se com dona Neli e teve 4 filhos: Jean, Sandro, Jerves e Sabrina, teve netos e bisnetos. Como narrador de rodeios era muito conhecido pelo Brasil à fora, tendo participado do grande Rodeio Internacional de Vacaria/RS.

Na década de 2000, participou de CD da gravadora ACIT de Caxias do Sul, onde narrava o início das músicas de grandes artistas com o tema Rodeio. Faleceu em 23 de agosto de 2020 no município de Balneário Arroio do Silva. Sr. Zé Paim, como era conhecido, tinha preocupação com a sua comunidade e sempre se envolvia nos assuntos coletivos com o objetivo de contribuir e ajudar a construir com uma sociedade melhor.

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA FARROUPILHA:

TERÇA-FEIRA – 13/09/2022

19h30min- Homenagem a Gilson Moisés Madeira;

20h –Apresentação da E.M.E.B. Jardim Atlântico;

20h30min- Apresentação E.M.E.B. Jaira Vieira Borges;

21h- Musicalidade com Musical Gaitaço.

QUARTA-FEIRA – 14/09/2022

12h – Almoço Festivo;

19h30min- Entrega de certificados da cavalgada de São José dos Ausentes/RS a Balneário Arroio do Silva/SC;

20h – Invernada Artística Anita Garibaldi do CTG Vale da Amizade;

21h –Musicalidade com Pedro e Serginho.

QUINTA-FEIRA – 15/09/2022

19h30min- Homenagem a Gelci Novello de Azevedo, a Dona Dedé

20h- Apresentação CEI Carmem Matos Borges;

20h30min- Apresentação CEI Tereza Pereira Coelho;

21h –Musicalidade com Musical Gaitaço.

SEXTA-FEIRA – 16/09/2022

19h30min- Homenagem a Alnei Rosbach Martins;

20h- Apresentação da E.M.E.B. Luiza Tomasi Scaini;

20h15min- Apresentação CEI Terezinha Uliana Vitor;

20h30min- Invernada Artística Alma Pampeana CTG Galpão de Estância;

21h –Musicalidade com Deivid Della Bruna e Grupo Sertanerão.

SÁBADO – 17/09/2022

15h- Tertúlia;

20h – Apresentação da E.E.E.B. Apolônio Ireno Cardoso;

20h30min- Apresentação das Campeiras do Litoral;

21h –Musicalidade com Deivid Della Bruna e Grupo Sertanerão.

DOMINGO – 18/09/2022

9h- Missa Campal com Padre Alex Sandro Serafim;

20h – Apresentação Grupo de Dança Ágape da Cia de Dança RitMix;

20h15min- Invernada Artística Alma Pampeana CTG Galpão de Estância;

21h – Musicalidade com Deivid Della Bruna e Grupo Sertanerão.

SEGUNDA-FEIRA – 19/09/2022

14h – Encontro do Grupo da Terceira Idade

20h – Apresentação do Grupo da Terceira Idade;

20h15 – Apresentação do Clube de Mães do Jardim Atlântico;

21h – Musicalidade com Musical Gaitaço.

TERÇA-FEIRA – 20/09/2022

12h – Almoço Festivo;

14h – Encerramento das Atividades.