Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é realizada

A tarde de terça-feira (09) foi marcada pela realização da Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema debatido envolveu “A situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”.

A abertura oficial contou com a presença do secretário de administração e finanças, Wilker Corrêa Maciel – no ato representando o prefeito Evandro Scaini; a vereadora Maria Alice Luciano – no ato representando o legislativo municipal; a secretária de desenvolvimento social, Edilane Pacheco (Nani); a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Rose Nagel; e o adolescente Mateus dos Santos – no ato representando os alunos e adolescentes do município.

“Este é um momento importante para debater, discutir e elaborar propostas que garantam os direitos da criança e dos adolescentes”, registrou a secretária.

O ato contou ainda com a apresentação do adolescente Mateus e, na sequência, foi realizada uma contextualização do tema com o palestrante Marcos Tramontin Serafim.

Os trabalhos da tarde envolveram a participação e o envolvimento de muitos adolescentes, inclusive, a abertura oficial teve como cerimonialista a estudante Daniela Vanzin. Profissionais da educação, da assistência social, da segurança pública, da saúde, dos conselhos e demais setores, bem como membros da sociedade civil organizada marcaram presença na tarde de debate.

Os participantes foram divididos em cinco grupos que trabalharam os seguintes eixos: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia; Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia da Covid-19; Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas e promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e pós pandemia; Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico; Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes durante e pós-pandemia da covid-19.

Após a discussão e troca de ideias foi realizada a votação de três delegados titulares e três suplentes que irão representar o município nas próximas etapas.