Comunidade do Arroio do Silva ganha novo Centro de Educação Infantil

A administração municipal de Balneário Arroio do Silva entregou para a comunidade mais uma importante obra na área da educação. O Centro de Educação Infantil denominado Tereza Pereira Coelho, inaugurado na sexta-feira, 25, vai oferecer novas vagas para crianças com até três anos de idade.

O espaço conta com salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes. “Esta é a primeira unidade infantil que vai atender o lado norte. Estamos realizando grande um sonho”, frisou o prefeito Evandro Scaini.

A unidade fica localizada na Praia da Meta, ao lado da Escola Municipal Passo Fundo. A obra é um investimento do Governo Federal, através do FNDE, e tem contrapartida do município. O Centro Infantil contará com uma equipe com mais de 30 profissionais, prontos para atender a demanda existente e reduzindo a lista de espera que hoje há nas creches. “A partir de agora a coordenação do CEI começa a chamar os alunos que estão cadastrados e que constam na lista de espera. Vamos oportunizar vagas para aqueles que há tempos estavam aguardando”, explicou a secretária de educação, Silvia Machado Ghellere.

A solenidade de inauguração contou com a presença de diversas autoridades municipais, além de profissionais da educação e comunidade. Uma das presenças especiais foi a família da homenageada Tereza Pereira Coelho. O filho, Régio Pereira Coelho, e o marido Eugênio João Coelho, além de demais familiares, prestigiaram a inauguração e agradeceram a oportunidade de manter viva a história de uma grande mulher. “Agradecemos ao prefeito, aos vereadores e, em especial, a vereadora Maristane que foi a autora do projeto de lei que homenageia a minha mãe. Com certeza essa é uma grande obra do município e estamos muito felizes em poder fazer parte desta história”, enalteceu o filho de Tereza Pereira Coelho, Régio Pereira Coelho.

A ideia da homenagem agradou a comunidade, tendo em vista que Tereza Pereira Coelho era muito conhecida e fez história na localidade. “A homenagem não é só justa como é uma das mais corretas. Não tenho dúvida que a escolha do nome do Centro Infantil foi uma das melhores”, registrou o prefeito.

Na ocasião a vereadora Maristane Silveira Barbosa também registrou o contentamento. “A ideia é valorizar as pessoas da terra, da comunidade. Por isso a escolha desta homenagem. Agradeço a todos que apoiaram essa ideia”, disse.

O vice-prefeito, Fernando Borges, também enalteceu a figura de Tereza Pereira Coelho e destacou a importância da creche no lado norte. “Esta é uma obra muito importante e muito almejada pela comunidade. Sem dúvida uma grande conquista para todos nós”, completou.  

 

Quem foi Tereza Pereira Coelho 

Tereza Pereira Coelho, filha de Arduino Marcos e Maria Tomázia, nasceu em 06 de setembro de 1993, na comunidade da Lagoa da Serra. Aos 05 anos de idade, Tereza foi morar no antigo Passo Fundo, hoje Praia da Meta, com sua mãe e seu quatro irmãos. Na época, nesta comunidade não moravam mais do que cinco famílias. Tereza casou-se, ainda moça, com Eugênio João Coelho, com quem teve 8 filhos: Ivone, Ivonir, Ilza, Benta, Ione (já falecida), Ieda, Régio e Maria Aparecida. Tereza lutou pela construção da primeira escola, pela energia elétrica, pela água encanada. Foi uma importante pessoa na criação da comunidade que tem como padroeira: Nossa Senhora Aparecida. Foi, inclusive, uma das primeiras festeiras. Em 2005 esta mulher guerreira partiu, deixando para sua família um grande exemplo de luta. Entre suas maiores qualidades estavam: a generosidade e a dignidade.