Gestar com saúde e amor: projeto oferece orientações, informações e acolhimento para as gestantes

A Prefeitura de Balneário Arroio do Silva promoveu neste ano a 2ª edição do projeto Gestar com Saúde e Amor. O projeto, que iniciou em 2022, é desenvolvido entre a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

Nesta segunda edição do projeto, 12 gestantes integraram o grupo que contou com muita informação e orientação o longo de encontros mensais. Os encontros tiveram como tema: a importância do pré-natal, exames e consultas; Fisioterapia pélvica e aula prática; Saúde Bucal; Aleitamento Materno; e Cuidados com o Recém Nascido.

“O objetivo do projeto é criar fortalecimento de vínculo entre mãe e bebê, promover a autoestima, incentivar o aleitamento materno, além de sensibilizar sobre a importância do pré-natal e a realização das consultas. Cada encontro foi repleto de integração e muita informação”, enfatizou a secretária de desenvolvimento social, Edilane Pacheco Emerim (Nani).

As gestantes que participaram de todos os encontros receberam mimos ao final do projeto. Cada uma delas recebeu um book fotográfico e um kit maternidade.

“Além de todo cuidado, informação e acolhimento, as gestantes tiveram a oportunidade de ter um contato maior com os profissionais da saúde, compreender a importância das consultas e dos exames, além de se sentirem mais seguras com as orientações dos profissionais e com a troca em grupo”, informou a enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Simone Costa.

Após os encontros do ano, o encerramento desta segunda edição do projeto aconteceu neste mês de setembro.

“Tivemos a oportunidade de tirar muitas dúvidas, de criar um vínculo maior com a unidade de saúde e com as meninas do curso, além de criar um vínculo com nós mesmos. Agradeço a oportunidade de ter participado, por essa união e pelo acolhimento dado para nós mães jovens”, destacou Maria Eduarda, uma das gestantes que participou do projeto.