Inaugurado novo posto de saúde no bairro Golfinhos

A Administração Municipal de Balneário Arroio do Silva inaugurou mais uma obra neste mês de março. A partir de agora o bairro Golfinhos conta com uma Unidade Básica de Saúde e que atenderá em torno de 7 mil moradores. Parte do bairro Jardim Atlântico, além das comunidades de Golfinhos, Estela Maris, Praia do Lucio, Santa Helena e demais áreas do sul da cidade serão atendidas no espaço novo.

A Unidade Básica de Saúde leva o nome de Dário Luciano. A obra contou com recurso do Governo do Estado, além da contrapartida do Município, um investimento total de R$1.047.266,12.

“Agradecemos o Governo do Estado pelo recurso e pela parceria para tornar esse projeto realidade. Este posto de saúde é de grande importância para a comunidade não só do bairro Golfinhos, como das demais que terão o atendimento mais próximo. Aliás, nosso objetivo é este: fazer com que o atendimento da saúde esteja cada vez mais próximo dos moradores”, frisou o prefeito Evandro Scaini.

A inauguração contou com a presença da gerente regional de saúde, Andresa Ribeiro, e demais autoridades municipais, além da equipe de profissionais da saúde. “Quero agradecer e homenagear toda equipe da saúde pelo empenho e dedicação em cada atendimento realizado no município. Das ações realizadas: fortalecemos a parceria com a UFSC, implantamos novos espaços para atender bem a população como policlínica, clínica universitária, o ambulatório de saúde mental, além da construção da secretaria de saúde; e este posto do Golfinhos é mais uma grande conquista”, destacou o secretário de saúde, Rogério Ferreiro da Costa Junior, ao agradecer também a oportunidade de realizar o trabalho junto à gestão municipal ao longo dos três anos e três meses que esteve à frente da pasta.

O ato de abertura da unidade de saúde contou também com a presença dos moradores, entre eles, a dona Tida – uma das moradoras mais antigas da comunidade. Ela, representando a comunidade, participou do descerramento da placa e da fita, marcando a história do novo posto.

Esta é a segunda unidade básica de saúde inaugurada na gestão municipal. Em dezembro de 2022 foi aberto também um novo posto no lado norte, na Praia da Meta. Além da abertura dos dois novos postos, a gestão é marcada também pela centralização da farmácia pública, pela implantação da Policlínica, Clínica Universitária e Ambulatório de Saúde Mental.

Histórico de Dário Luciano

Dário Luciano, nascido em 26 de dezembro de 1939, foi uma figura amada e respeitada na comunidade do bairro Golfinhos. Filho de Alice Gomes Luciano, Dário cresceu demonstrando desde cedo uma determinação incomum e uma inteligência notável.

Aos 12 anos, Dário estabeleceu raízes profundas e duradouras. Aqui ele conheceu e se casou com Lídia Réus Luciano, com quem construiu uma família unida e amorosa. Pai dedicado de cinco filhos, Dário era conhecido por sua paciência, bondade e amor por sua família.

Profissionalmente, Dário deixou sua marca como o primeiro motorista de ônibus do município. Durante muitos anos, trabalhou na Empresa União, onde não apenas conduzia o veículo com habilidade e segurança, como também cativava os passageiros com sua simpatia.

Fora do trabalho, encontrava paz e alegria na pesca com sua tarrafa. O mar era seu refúgio. Por onde passava era conhecido por seu sorriso caloroso, seu humor e sua generosidade.

Dário Luciano nos deixou em março de 2001, mas seu legado de amor, sabedoria e alegria continua vivo nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Sua memória é uma fonte de inspiração e um lembrete de que as coisas mais simples da vida são muitas vezes as mais valiosas.