Extensão da rede de água tratada é tema de reunião no Ministério Público

Com o município de Balneário Arroio do Silva em pleno desenvolvimento, uma das preocupações é o abastecimento de água tratada nas comunidades. Atualmente, a rede não contempla todo o município e a reivindicação é para que a rede de água seja expandida para o lado sul, até a Praia da Caçamba.

Com isso, na manhã de terça-feira, 07, a administração municipal, vereadores, representantes da concessionária de água E.J.W e representantes da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (Agesan) estiveram no Ministério Público em conversa com o promotor de justiça da comarca de Araranguá, Henrique Laus Aieta.

“Hoje temos uma escola no lado Sul, em uma área consolidada, e precisamos fazer algum acordo ou analisar as possibilidades para estender a rede de água até as demais comunidades do lado sul”, frisou o prefeito Evandro Scaini.

Um fator que dificulta a extensão de rede de água é a quantidade de áreas irregulares. De acordo com o secretário de planejamento urbano, Carlos Roberto Illa Font, no município há 44 loteamentos, sendo que muitos deles estão em situação irregular. “Já notificamos os proprietários e estamos trabalhando para a regularização de algumas destas áreas”, complementou.

Durante a conversa foi apresentado um relatório e mapas à promotoria de justiça, bem como foi explanada a realidade local e discutida a base legal dos processos.

Ficou definido na reunião que o município, através do setor de planejamento urbano, irá fazer o levantamento do número de lotes existentes no lado sul e apresentar à concessionária de água. Com os dados fornecidos, a E.J.W, por sua vez, vai elaborar e apresentar uma espécie de pré-projeto com uma estimativa de custos. Uma nova reunião deve acontecer no próximo mês.

Estavam presentes na reunião o prefeito, Evandro Scaini, o secretário de planejamento urbano e três advogados representando a prefeitura; representantes da Agesan; representantes da E.J.W; e os vereadores Giovani Motta Martins, José Luiz Oliveira, Maristane Silveira Barbosa, Paulo Martins dos Santos Junior e Sérgio Tavares Policarpo.