Balneário Arroio do Silva prepara 5ª Semana Farroupilha

Os tradicionalistas de Balneário Arroio do Silva e região irão se encontrar de 15 a 22 de setembro, na 5ª Semana de Integração em Comemoração à Semana Farroupilha, que ocorre no município.

O evento é uma iniciativa da prefeitura, através da Secretaria de Turismo. Para o secretário de Turismo, Rogério Ferreira da Costa, é um momento de resgatar o tradicionalismo, que é forte em todos os estados do sul. “Haverá uma noite de homenagens durante a Semana Farroupilha”.

A cavalgada trazendo a Chama Crioula, símbolo do tradicionalíssimo gaúcho, sairá da Vila São João, em Torres, e deve chegar ao balneário no final da tarde de sábado, dia 15. A Chama Crioula será recepcionada com uma Missa Campeira, que abrirá oficialmente o evento.

Durante a comemoração haverá cavalgada, alvorada, shows, apresentações artísticas, declamação de poesias, comida campeira, como carreteiro, galinhada, churrasco, chimarrão e muito mais.

Será montada uma grande estrutura, como lonas, na entrada do balneário. “Para nós tradicionalistas, a Semana Farroupilha tem a mesma importância que a Semana da Pátria. É um momento de Integração dos povos”, destaca o coordenador do evento, Alinor Vieira Pires.

 

O que representa a Semana Farroupilha


Em 1964, a Semana Farroupilha foi oficializada, através da lei de n.º 4 850, de 11 de setembro, assinada pelo então presidente da Assembléia Legislativa do Estado, deputado Francisco Solano Borges, em uma homenagem a memória dos heróis farroupilhas.

A simbologia cívica representativa da Semana Farroupilha é o Candeeiro e a Chama Crioula, símbolos autênticos da tradição gaúcha, que têm sua origem na "Ronda Gaúcha", programação especial promovida pelos "Pioneiros – Piquete da Tradição", conhecido atualmente como "Grupo dos Oito".