Arroio do Silva é o município que mais cresce, segundo Censo

O resultado provisório do Censo em Balneário Arroio do Silva foi divulgado na tarde de quinta-feira, 06, em reunião realizada na prefeitura. Os dados mostram que a cidade é que mais cresce do extremo sul.

O município teve o maior incremento populacional da micro-região, que compreende os 15 municípios do extremo sul. Passou de 6.043 para 8.025 habitantes, um crescimento de aproximadamente 33%. “Em pouco tempo o balneário será uma das maiores cidades da micro-região”, afirma o coordenador micro-regional do IBGE, Amilton Marinho Machado.

Segundo ele, a região se divide em três grupos, os municípios ditos coloniais, próximos à Serra Geral, os margeados pela BR 101 e os litorâneos. “Esse terceiro grupo foi o que mais cresceu, em média 27,12%”.

Outro ponto identificado não só no município, mas em todo o país, é de que a família brasileira encolheu. “Essa informação pegou o IBGE de surpresa”, declara. Em Balneário Arroio do Silva, o número de moradores por domicílio diminuiu de 3,18% para 2,15%.

O coordenador divulgou os resultados, mas estes são provisórios, pois foram obtidos através da transcrição dos dados gravados nos PDAs (computador de mão) e podem ainda sofrer correções. “O resultado oficial sai dia 24”, diz Amilton.